Trensurb
Estação Mercado passa por drenagem de água, mas acessos ainda têm lixo acumulado e mau cheiro
Túnel de acesso à plataforma de embarque e desembarque aos trens está inundado desde o início de maio, quando o centro da Capital foi tomado pela enchente. Ainda não há previsão para o retorno das operações
Quem se aproxima dos dois pontos com escadas que dão acesso à Estação Mercado do trensurb, no centro de Porto Alegre, percebe ainda a presença de resíduos que foram arrastados pela enchente, água acumulada na parte interna e um forte cheiro desagradável.
Ainda é possível ver a marca de onde a água chegou pelo lodo que se mantém nas paredes e cobre ainda até as câmeras de segurança. Pedaços de cones, sacolas plásticas e lixo seguem pelos degraus e as escadas rolantes passaram a ter uma coloração marrom pela lama que secou.
Uma equipe da Petrobras está fazendo a drenagem pelos fundos da estação, junto ao Cais. A Trensurb salienta que após a conclusão dessa etapa, a limpeza poderá ser executada.
Na terça-feira (11), a Trensurb divulgou que estava concluindo a drenagem da água que havia se acumulado na Estação Mercado. O serviço foi realizado com o apoio da Petrobras e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), voltando a ser possível acessar novamente os túneis da Estação Mercado e o que liga a Praça Revolução Farroupilha ao Cais do Porto e à área da CatSul, que também foi drenada.
A previsão é de que, nos próximos dias, o mesmo serviço seja realizado também na Estação Rodoviária e na região da bacia rodoferroviária, entre as estações São Pedro e Farrapos.