Notícias



Reconstrução

Mais de 350 eletrodomésticos afetados pela enchente no RS são recuperados em iniciativa do Senai MS

Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul enviou unidade móvel de eletroeletrônica com equipe de engenheiros, técnicos e professores para auxiliar na manutenção de itens como geladeiras e micro-ondas. Especialista dá dicas para “salvar” equipamentos

12/06/2024 - 09h44min


GZH
Fiems / Divulgação
Unidade móvel pertence a cursos de eletrônica e solda do Senai MS. Serviço deve funcionar até o fim de junho.

Entre geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar e fornos elétricos, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) recuperou mais de 350 eletrodomésticos danificados pela água da enchente no Rio Grande do Sul. O serviço é realizado por 16 profissionais do Senai de MS, que também orientam a população sobre os cuidados e limpeza dos eletrodomésticos.

Além dos itens já recuperados, a iniciativa projeta salvar eletrodomésticos de outras 2 mil pessoas que estão na fila de espera – que foi encerrada devido à alta demanda. A manutenção funciona em Canoas, na Região Metropolitana, em uma unidade móvel de eletroeletrônica do Senai de MS que chegou ao Estado em 27 de maio com engenheiros e técnicos eletricistas.

Rodrigo Serviam, formado em Engenharia Elétrica e um dos profissionais que atua na iniciativa, pede que as pessoas cadastradas na fila de espera realizem uma limpeza prévia dos eletrodomésticos, para agilizar a manutenção na unidade. Conforme relatou à reportagem de GZH, os primeiros materiais chegaram cobertos de lama, “podres e com cheiro de morte”.

— A gente pede para o pessoal fazer uma pré-limpeza e nós limpamos a parte que eles não têm acesso para, depois, fazer a manutenção. A dica é olhar no YouTube um modelo parecido (ao eletrodoméstico) para tentar desmontar. Tem que passar álcool isopropílico nas conexões, secar bem, tirar as placas, passar aquele limpa contato ou álcool — orienta Serviam, que ressalta a importância de verificar que o eletrodoméstico esteja bem seco antes de tentar ligá-lo.

A iniciativa deve permanecer no Rio Grande do Sul até o fim deste mês, para completar o atendimento às pessoas que estão na fila de espera. Apesar disso, há possibilidade de o serviço ser estendido por mais 30 dias, segundo o Fiems.

Uma carreta com equipamentos de marcenaria, também enviada pelo Senai de MS, foi instalada em Passo Fundo, na Região Norte. A unidade móvel é utilizada para a fabricação de camas de solteiro, berços, baús, pás e rodos, todos destinados às vítimas das enchentes.

Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias