Frio intenso
Operação Inverno é antecipada e ginásio do Demhab vai receber pessoas em situação de rua em Porto Alegre
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) vai disponibilizar mais de 300 vagas, considerando também os albergues; o acesso para os espaços pode ser solicitado na Central de Abordagem pelo canal 156 opção 7, que funciona 24h
Com previsão de temperaturas baixas no fim de semana, a prefeitura de Porto Alegre irá antecipar a Operação Inverno. Com isso, além das vagas disponíveis em albergues, o Ginásio do Departamento Municipal da Habitação (Demhab) será aberto para abrigar pessoas em situação de rua a partir desta sexta-feira (28).
A estrutura, localizada na Rua Conde D'Eu, 66, no bairro Santana, abre às 19h e será utilizada para acolher exclusivamente homens. Quem for pernoitar no local deverá receber kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. A expectativa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) é de que as 30 vagas disponíveis sejam preenchidas. Entretanto, a prioridade é para as 272 vagas que já são ofertadas nos albergues atualmente. Somente após isso é que as pessoas serão encaminhadas para o Ginásio.
Conforme a Prefeitura, equipes da Fasc já intensificaram as ações de orientação por meio das equipes de abordagem social. O acesso para os espaços também pode ser solicitado na Central de Abordagem pelo canal 156 opção 7, que funciona 24h.
A Operação inverno foi antecipada em razão do estado de calamidade pública devidos à enchente de maio. De acordo com a prefeitura, outros 36 alojamentos provisórios estão abertos em Porto Alegre para famílias atingidas pela inundação. Os espaços oferecem alimentação, segurança, estruturas com voluntários, servidores e serviços contratados pelo município.
Rede de acolhimento segue operando
Além do ginásio, os três albergues que operam no turno da noite estão disponíveis para receber quem precisar de acolhimento. Veja os locais:
- Albergue Dias da Cruz: Avenida Azenha, 366 - Azenha
- Albergue Acolher 1: Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
- Albergue Acolher 2: Rua 7 de Abril, 315 – Floresta
- Central de Abordagem - atendimento 24h pelos telefones (51) 3289-4994 ou 156, opção 7
A Capital também dispõe de três Centros POP com atendimento social durante o dia. Em razão da enchente, somente o Santana, localizado na Avenida João Pessoa, 2384, no bairro Farroupilha, está oferecendo os serviços de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro no sistema de benefícios.