Próximas horas
Rio Grande do Sul tem quatro alertas de tempestade válidos na manhã desta sexta-feira
Avisos são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e englobam todo o Estado; Defesa Civil do RS também chama atenção para a condição
O Rio Grande do Sul tem quatro alertas para tempestade válidos na manhã desta sexta-feira (21). Os avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e englobam todo o Estado. Dois deles valem até as 10h, e os outros dois, até as 13h.
O primeiro alerta é laranja, de perigo, e segue até 10h desta sexta. É esperada chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros no dia; vento intenso, com rajadas de 60 a 100km/h; e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido para mais de cem municípios gaúchos, nas seguintes áreas: Sudoeste, Centro, Noroeste e Sudeste.
Já o segundo alerta, também laranja, de perigo, é válido até as 13h. Ele possui as mesmas características do primeiro, englobando grande parte dos mesmos municípios, mas se estende ainda próximo à Região Metropolitana.
O terceiro alerta, amarelo, de perigo potencial, é válido até as 10h. É esperada chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia; vento intenso, com rajadas de 40 a 60 km/h; e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. O alerta engloba mais de 350 municípios gaúchos, nas seguintes áreas: Serra, Noroeste, Região Metropolitana, Sudeste, Nordeste e Centro Oriental. Partes do Oeste e do Sul catarinense também estão incluídas.
O último alerta, também amarelo, de perigo potencial, também é válido até as 10h. Ele possui as mesmas características do primeiro alerta amarelo, englobando grande parte dos mesmos municípios, mas se estende ainda próximo ao Centro Ocidental.
A Defesa Civil do RS também emitiu um alerta para chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O aviso é válido até as 10h de sexta-feira.