Avenida Assis Brasil
Último corredor criado para ligar Porto Alegre à Região Metropolitana é desmontado
Para esta segunda-feira, ainda estão previstos trabalhos residuais de limpeza na região
A estrutura criada na Avenida Assis Brasil para ligar Porto Alegre e Região Metropolitana começou a ser retirada na manhã deste domingo (9). Os trabalhos foram encerrados no início da noite, segundo a prefeitura. Com a finalização, o trânsito e o acesso foram liberados tanto para quem precisa acessar Cachoeirinha quanto a freeway. Para esta segunda-feira, ainda estão previstos trabalhos residuais de limpeza.
Pelo menos 25 equipamentos, entre caminhões e escavadeiras, e 35 operários atuaram na desmontagem. O corredor foi o terceiro a ser construído e liberado, em 28 de maio, para ligar a Capital aos municípios vizinhos durante a enchente.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, os resíduos serão reaproveitados.
— Estamos levando para uma estrutura da área de serviços urbanos e, depois, será usado para qualificar e melhorar outras vias da cidade — explica.
Durante a obra de retirada, o trânsito de veículos no sentido Capital-Interior chegou a ficar bloqueado desde a Avenida Bernardino Silveira Amorim, tanto para quem ia para Cachoeirinha como para o Litoral.
Túnel da Conceição
Já a última estrutura ativa, que liga a Avenida Castelo Branco ao Túnel da Conceição, ainda não tem previsão de desmontagem. O acesso foi liberado para tráfego em 11 de maio. Flores explica que esse trabalho teria reflexos diretos no trânsito do centro da cidade. Por isso, essa operação ainda está sendo planejada:
— Não podemos parar o trânsito naquela região sem um plano muito bem construído, porque mexe com toda a mobilidade de um dos pontos mais movimentados acessos da cidade.