Mobilidade urbana
Uso das faixas exclusivas, em Porto Alegre, volta a ser proibido para veículos de passeio a partir de terça-feira
Medida vale para horários de pico, 6h às 9h e das 16h às 20h, e será adotada após liberação durante a enchente ocorrida no mês de maio
A partir desta terça-feira (2), o uso das faixas exclusivas em avenidas de Porto Alegre volta a ser proibido para veículos de passeio em horários de pico. A medida faz parte de uma operação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que também está retomando a fiscalização de motoristas e motociclistas com radares e blitzes.
Com a proibição, os condutores não poderão trafegar por estas faixas das 6h às 9h e das 16h às 20h. Após, o fluxo passa a ser liberado para todos os tipos de veículos. Nestes horários, apenas o transporte público, sendo ele coletivo ou seletivo por lotação, escolar e táxis podem circular nas vias.
Além desta proibição, as equipes do órgão também retomam a partir de terça-feira as operações de fiscalização de velocidade com medidores portáteis em pontos já definidos. A ação foi suspensa no começo do mês de maio, quando a enchente afetou ao menos 30% da cidade e causou centenas de bloqueios em vias de Porto Alegre.
Segundo a EPTC, o foco é coibir ocorrências na Capital. Desde o começo do ano, 41 pessoas morreram por conta de acidentes no trânsito de Porto Alegre — 55% das ocorrências foram com motos. Das vítimas, 18 são condutores, enquanto três foram pedestres atropelados por motos.