Notícias



Tradição

Anunciadas as vencedoras da 53ª Ciranda Cultural de Prendas

Primeiras prendas passaram por provas orais, escritas, artísticas, apresentaram relatório de atividades, além de uma mostra folclórica. Resultado foi conhecido na madrugada deste domingo (21), na Capital

22/07/2024 - 14h18min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Sérgio Torres / Produções RP/Divulgação
O grupo de vencedoras foi conhecido na madrugada deste domingo (21).

Na madrugada deste domingo (21), o Clube Professor Gaúcho, em Porto Alegre, conheceu as vencedoras da 53ª Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). As representantes foram escolhidas nas categorias adulta, juvenil e mirim, com a realização de provas que mostraram seus conhecimentos sobre cultura e história do RS, além da parte artística.

Na categoria mirim, a vencedora foi Raiany De Freitas, do CTG Missioneiro dos Pampas, da 20ª RT, na juvenil a representante escolhida foi Laís Boff Seitz, do DTG Polivanlente, da 2ª RT, São Jerônimo e na categoria adulta, Isabella Nunes da Silva, 23ª Região Tradicionalista pelo CTG Estância da Serra,, de Osório foi a escolhida.

Antes de chegar a primeira prenda adulta, representando o Estado até 2025, Isabella já foi primeira prenda juvenil em 2019 e terceira prenda mirim em 2016.

—Venho de uma família tradicionalista. Sou Prenda de Faixa desde os quatro anos. Chegar, hoje, ao título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul é a materialização de um trabalho construído por muitas mãos e, principalmente, de uma trajetória de muito esforço e trabalho— refletiu.

Sérgio Torres / Produções RP
Isabella foi a vencedora da categoria adulta

Avaliação das candidatas

Para ser primeira prenda, as candidatas passaram por provas escritas, orais, artísticas, com relatórios de atividades. As candidatas das categorias juvenil e adulta ainda tiveram que fazer uma redação. 

Na prova escrita, foi avaliado o conhecimento da história do RS e do Brasil, geografia do Estado, tradicionalismo e folclore. Na comunicação oral, foi avaliada a capacidade das concorrentes se expressarem com fluência, de forma correta, respeitando as características regionais.

Nas provas artísticas, as candidatas cantaram, tocaram ou declamaram temas e ritmos gaúchos. Elas também tiveram que executar danças tradicionais e de salão gaúchas.

Confira os resultados:

Adulta

  • 1ª Prenda: Isabella Nunes da Silva, CTG Estância da Serra, 23ª RT, Cidade de Osório
  • 2ª Prenda: Julia Calvi Da Silva, CTG Sangue Nativo, 22ª RT, Cidade de Parobé
  • 3ª Prenda: Edilene Martins Magalhães, CTG Galpão Da Boa Vontade, 17ª RT, Cidade de Palmeira das Missões

Juvenil

  • 1ª Prenda: Laís Boff Seitz, DTG Polivalente, 2ª RT, Cidade de São Jerônimo
  • 2ª Prenda: Manuella Tabaczinski Portela, CTG Sentinela da Querência, 19ª RT, Cidade de Erechim
  • 3ª Prenda: Amanda Bissani Tonial, CTG Rincão da Roça Reúna, 1 ª RT, Cidade de Veranópolis

Mirim

  • 1ª Prenda: Raiany De Freitas, CTG Missioneiro dos Pampas, 20ª RT, Cidade de Três Passos
  • 2ª Prenda: Cecília Feil Schmidt, DTG Polivalente, 2ª RT, Cidade de São Jerônimo
  • 3ª Prenda: Victória Luiza Copatti Lauermann, CTG Doze Braças, 29ª RT, Cidade de Sananduva



MAIS SOBRE

Últimas Notícias