Após a enchente
Cerca de 18 mil toneladas de areia já foram retiradas das ruas na Região das Ilhas, em Porto Alegre
Trabalho deve continuar por mais uma semana, segundo a prefeitura. Material é destinado a moradores, que o utilizam para aterro em áreas alagadas
Mais de 750 caçambas com areia foram retiradas das ruas na Região das Ilhas de Porto Alegre após a enchente, até esta quarta-feira (17). O trabalho, executado por empresa contratada pela prefeitura, foi intensificado no começo deste mês e realizado, até agora, principalmente na Ilha da Pintada.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smurb), foram removidos 12 mil metros cúbicos de material — o que equivale a cerca de 18 mil toneladas. O trabalho deve continuar por mais uma semana, dentro do prazo estimado no começo do mês.
O material é usado para aterro em áreas alagadas. Despejada em frente à colônia dos pescadores z-5, a areia é levada por caminhões até os imóveis.
O acúmulo de areia nas ilhas ocorre em razão da formação geológica da região, que recebe sedimentos dos rios que formam o Delta do Jacuí. Segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, o movimento dos bancos de areia é um fenômeno normal nas enchentes.