Menos gelado, mas nem tanto
Frio deve começar a perder intensidade nos próximos dias, afirma meteorologista do Inmet
Segunda quinzena do mês terá temperatura um pouco mais alta
O frio intenso que tem castigado os gaúchos deve começar a perder força gradualmente nos próximos dias. Nesta terça-feira, por exemplo, 13 municípios do Rio Grande do Sul registraram índices negativos de temperatura ao amanhecer. Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que os termômetros subam aos poucos, com a presença de um frio mais úmido, principalmente na faixa leste do RS.
Em entrevista ao Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, desta terça-feira (9), Schneider explicou que o frio intenso que está sendo sentido no Rio Grande do Sul, com mínimas recordes, já deve começar a perder intensidade a partir desta quarta-feira (10). O Rio Grande do Sul tem enfrentado a segunda onda de frio do ano. O fenômeno é resultado de uma massa de ar polar que avança sobre o território gaúcho, derrubando a temperatura em ao menos 5°C abaixo da média histórica para cada município nesta época do ano.
— Esse frio intenso permanece até quarta ou quinta-feira. Aos poucos, ele vai perdendo intensidade. As próximas duas madrugadas ainda serão muito frias, mas não tanto quanto nos últimos dias. À medida que nos aproximamos do final de semana, o frio fica mais úmido, especialmente na faixa leste do Estado, onde ocorre chuva mais forte, provocada por instabilidade nessas áreas — detalhou Schneider.
O frio úmido acompanha a chuva que ocorrerá em várias localidades do território gaúcho nos próximos dias. Inicialmente fraca, ela deve ganhar intensidade no fim de semana na Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.
Schneider explica que, apesar desta leve alta, devem ser registrados outros momentos de tempo gelado nos próximos meses. No entanto, serão intercalados com períodos mais amenos no restante de julho e em agosto:
— Teremos esses períodos de muito frio como o que estamos presenciando, mas teremos outras situações de calor. Na próxima semana, a temperatura sobe novamente, mas depois voltará a cair. Durante agosto, também haverá ondas de frio intenso, uma alternância entre temperatura elevada e frio intenso.