Notícias



Transporte público

Ônibus da linha T1 poderão circular sem cobradores a partir desta quarta

Conforme a EPTC, 68% do sistema opera sem um funcionário ocupando a cadeira na catraca

24/07/2024 - 10h26min


Gabriela Plentz
Gabriela Plentz
Mateus Bruxel / Agencia RBS
EPTC pretende remover todos os funcionários das catracas até dezembro de 2025.

Os ônibus da linha T1 de Porto Alegre estão autorizados a circular sem cobradores a partir desta quarta-feira (24). Nas linhas transversais, operadas pela Carris, ainda transitam com cobradores as linhas T12/T12A, T11, T11.1 e T4.

Conforme a EPTC, 68% do sistema do transporte coletivo de Porto Alegre está operando sem um funcionário ocupando a cadeira na catraca. A estimativa é que, até o final do ano, a retirada dos cobradores do sistema suba para 75%.

A remoção dos funcionários de todos os ônibus da Capital está prevista para ser concluída até dezembro de 2025. Ou seja, em 2026, todos os coletivos porto-alegrenses passariam a circular sem a presença de cobradores. O movimento de remoção dos funcionários começou em 2022.

A resolução foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de segunda-feira (22), citando que as viagens poderão ser feitas sem o funcionário nos dias de semana. A compra das passagens por Pix pode ser feita pelo aplicativo do cartão Tri. 

A prefeitura orienta que os passageiros utilizem o aplicativo Cittamobi para acompanhar as rotas e paradas. Os horários das linhas também podem ser conferidos no WhatsApp do 156, clicando no menu quatro e no submenu 2.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias