Limpeza pesada
Prefeitura de Canoas antecipa prazo para retirada total de entulhos em bairros atingidos pela enchente
A nova previsão é de que até o dia 28 de julho todas as regiões afetadas estejam limpas. No entanto, os pontos de transbordo, com o que ocupa parte do Parque Eduardo Gomes, devem ser finalizados somente em setembro
Após mais de dois meses da enchente, ruas de Canoas, na Região Metropolitana, seguem com entulhos. No entanto, a prefeitura antecipou o prazo para término total do processo de limpeza. A nova previsão é de que até domingo (21), os bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande estejam totalmente limpos. Já no caso dos bairros Mathias Velho e Harmonia, o prazo é até o dia 28 de julho.
O novo prazo foi informado nesta quarta-feira (17) pelo secretário de Serviços Urbanos do município, Lucas Lacerda. Inicialmente a previsão da prefeitura era de limpar a cidade em 45 dias, a contar de 20 de junho. Ou seja, a cidade estaria limpa até 4 de agosto.
Após a retirada total dos entulhos das ruas, o foco passará a ser os pontos de transbordo, onde o lixo está sendo depositado. O primeiro a ser limpo será o do Parque Eduardo Gomes, que fica no bairro Fátima.
Cerca de 120 mil metros cúbicos do parque estão tomados por restos de móveis, eletrodomésticos e roupas. O depósito temporário foi fechado após ficar superlotado. A previsão da prefeitura é de que até 15 de setembro todos os pontos estejam limpos.
Para auxiliar no transporte dos materiais, carretas bitrem serão contratadas. O edital foi finalizado na última terça-feira (16) e de acordo com o município, os dados dos vencedores estão sendo analisados. Ainda não há prazo para início do transporte.