Cédula gaúcha
Acampamento Farroupilha de Porto Alegre terá "moeda ecológica"
A partir de modelo executado em Montenegro e Pareci Novo, quem levar material reciclável ao evento vai receber em troca os "ecopilas". Moeda vai valer dinheiro no comércio do local
Um projeto inovador implantado em Montenegro e Pareci Novo para coletar material reciclável vai ser implantado no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. É o "ecopila", uma moeda que vai valer dinheiro no comércio do parque. Haverá cédulas de meio até 20 "ecopilas".
Quem visitar o acampamento e levar material de descarte como papel e plástico, vai receber em troca o dinheiro simbólico. Esses "ecopilas" poderão ser usados como dinheiro no comércio do evento. Cada cédula vai homenagear figuras importantes da cultura gaúcha. O saudoso apresentador do Galpão Crioulo, Nico Fagundes, por exemplo, vai estampar a nota de 10 "ecopilas".
— Fiquei encantada com a notícia e o evento. Sou defensora ferrenha da sustentabilidade e do uso de materiais recicláveis. Os responsáveis estão de parabéns —comemorou a viúva de Nico, Ana Fagundes.
Outro homenageado será Paixão Côrtes, que estampará a nota de 5 "ecopilas". A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Montenegro e Pareci Novo, com o apoio da Gam3 Parks, concessionária do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Só em Montenegro, onde a campanha começou em 2018, já foram coletadas 400 toneladas de materiais recicláveis e distribuídos R$ 100 mil "ecopilas" que podem ser gastos em estabelecimentos comerciais credenciados.