Festa em Esteio
Antes de show, Luísa Sonza canta na abertura do espetáculo "Ópera Gaúcha" no primeiro dia de Expointer
Artista, que é a principal atração da primeira noite do evento, cantou a música "Céu, Sol, Sul, Terra e Cor"
Coube à estrela da noite, a cantora Luísa Sonza, encerrar também a tarde de eventos do primeiro dia da 47ª Expointer. Na abertura do espetáculo Ópera Gaúcha, com o tema "A Força do Nosso Povo", a artista cantou a música Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, dando uma amostra da voz que vai ecoar pelo parque Assis Brasil, em Esteio, a partir das 21h, durante os shows do espetáculo Sou do Sul.
A Ópera Gaúcha conta com 200 profissionais, entre músicos, bailarinos e equipe técnica, que vão dar uma demonstração tradicionalista da resiliência do povo gaúcho em toda sua história. A narração do espetáculo é do comunicador do Grupo RBS José Alberto Andrade. O governador Eduardo Leite, ao lado do marido, Talis Bolzan, acompanhou a apresentação na primeira fila.
O manso sol que apareceu mais durante a tarde atraiu mais visitantes para as últimas horas do primeiro dia de Expointer. Encasacados ou com palas, quem foi à feira encarou um frio de 10ºC ao longo do dia, mas que não afastou o público das competições, apresentações artísticas ou dos animais sempre "tietados".
No acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil, a temida tranqueira na BR-116 — da qual a expectativa era se intensificar em função das obras na rodovia e da indisponibilidade do Trensurb até a Capital — não apareceu, e as filas de acesso ao espaço eram curtas e pouco demoradas. Quem estacionou sobre a grama, entretanto, pode ter encontrado problemas: diversos carros ficaram atolados devido ao solo molhado e tiveram de ser rebocados.
A movimentação foi intensa em todos os setores do parque ao longo da tarde. Atraídas pelo cheiro de churrasco, visitantes se alimentavam por todos os cantos da Expointer, enquanto visitavam expositores de diversos segmentos e acompanhavam as atrações da feira.