Parque Eduardo Gomes
Canoas adia conclusão da limpeza de depósito provisório de entulhos da enchente; veja como está
Motivo para mudança na data seria a grande quantidade de materiais. O término agora é esperado para a primeira semana de setembro. Cerca de 120 mil metros cúbicos de lixo foram depositados no local
Correção: 20 mil metros cúbicos de lixo foram removidos do parque, e não 100 mil como publicado entre 15h18min de 27 de agosto de 9h18min de 28 de agosto de 2024. O texto foi corrigido.
Faltando quatro dias para o final do último prazo que havia sido dado pela prefeitura de Canoas para limpeza do Parque Eduardo Gomes, a data voltou a ser alterada. Nesta terça-feira (27), a gestão municipal disse que a conclusão agora é esperada para a primeira semana de setembro. O motivo seria a grande quantidade de materiais.
Nesta manhã, a reportagem esteve na área, que funciona como depósito provisório para os entulhos da enchente de maio. O trabalho segue em andamento com máquinas e ainda é possível enxergar montanhas de resíduos, como pedaços de móveis, colchões, roupas e pneus que foram descartados nas ruas após a inundação.
Segundo a prefeitura, cerca de 120 mil metros cúbicos de lixo da enchente foram depositados no parque. Até segunda-feira (26), 20 mil metros cúbicos haviam sido removidos.
Wagner Molina, 33 anos, morador do bairro Mato Grande e pai de sete filhos trabalha com reciclagem. Ele se arrisca em meio ao maquinário que remove os detritos da inundação:
— Perdi tudo. Tô reconstruindo com o que eu acho aqui. Pelo menos ainda tiro alguma coisa pra botar comida em casa.
Limpeza do parque
O processo de limpeza começou no dia 8 de agosto e, inicialmente, a prefeitura havia estimado o prazo até o dia 15, mas teve de adiar a data após o fechamento do aterro de Gravataí, que iria receber os resíduos.
Os primeiros materiais foram para Estância Velha, no Vale do Sinos, e depois passaram a ser levados para um aterro em Santo Antônio da Patrulha, em 22 de agosto. Canoas também tem outros três pontos de transbordos:
- Avenida Guilherme Schell, embaixo do viaduto da BR-386
- Rua Antônio João Bianchini, 1.800 (pátio da empresa Bianchini)
- Irineu Carvalho de Braga, 2.400
Conforme a prefeitura, os entulhos que estão nesses espaços estão sendo transportados para Minas do Leão. A previsão de término da limpeza nesses casos é final de setembro.