Notícias



Há Qualificação

Estudante cria grupo no WhatsApp para divulgar oportunidades científicas

Iniciativa é voltada a estudantes do Ensino Médio e Superior que buscam certificações e experiências extracurriculares. Saiba como participar

26/08/2024 - 14h24min

Atualizada em: 26/08/2024 - 14h43min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
waranyu / stock.adobe.com
Grupo, criado por pré-vestibulanda de Arroio dos Ratos, já tem mais de 600 integrantes no Brasil todo.

A internet está repleta de cursos, qualificações e oportunidades para incrementar o currículo e agregar conhecimentos. Mas é difícil achar aquelas que mais se adequam ao que estamos procurando. 

Pensando em organizar essa bagunça, a estudante Natalia Miranda Tassoni, 20 anos, de Arroio dos Ratos, criou um grupo no WhatsApp que já conta com mais de 600 membros de todo o Brasil. O objetivo é divulgar oportunidades para conhecimento, certificação e experiências a estudantes do Ensino Médio e Superior. 

Natália conta que a ideia surgiu de uma curiosidade sua. Desde a escola, sempre foi incentivada a procurar oportunidades de conhecimentos e projetos que agregassem para o seu currículo e seu futuro. 

Ela começou procurando páginas na internet e perfis nas redes sociais que divulgassem vagas do tipo. Mas sentiu falta de algo que centralizasse as informações. 

— Aí eu pensei: já que eu não estou achando nada, por que eu não me torno essa pessoa que divulga e ainda aproveita das oportunidades que acha? — lembra Natalia. 

Em detalhes

O grupo começou como um perfil no Instagram em 2022, logo depois de Natalia sair do Ensino Médio e iniciar no curso pré-vestibular em Porto Alegre. Porém, as artes e postagens demandavam uma dedicação muito grande e ela precisava dividir seu tempo entre os estudos e o deslocamento entre as duas cidades. 

A estudante, então, decidiu migrar os conteúdos para um grupo de WhatsApp para facilitar o trabalho.  

— Quando eu recebo uma sugestão ou encontro uma oportunidade, entro como se fosse me inscrever, vejo se as inscrições estão abertas, se são gratuitas e se tem alguma restrição de idade ou de curso. Depois, envio isso tudo detalhado no grupo — explica. 

Foi a curiosidade de Natália e a rotina de busca por oportunidades que a tornaram voluntária do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O programa #tmjUNICEF permite que jovens do país todo participem de formações sobre direitos de crianças e adolescentes, mudanças climáticas, saúde mental e combate às fake news e desinformação. 

Sua função é produzir conteúdos de divulgação e fortalecer o protagonismo desses jovens no ambiente digital. Para o futuro, a estudante espera expandir o trabalho de divulgação e alcançar mais pessoas. 

— Eu quero divulgar essa iniciativa para conseguir (incluir) mais pessoas no grupo e que mais pessoas tenham essa oportunidade. Eu gostaria muito de fazer um site também, e ter uma coisa mais organizada.

Como participar

Para fazer parte do grupo, clique aqui.

* Produção: Guilherme Freling


MAIS SOBRE

Últimas Notícias