Eu Sou do Samba
História da Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro é tema de documentário
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras
Iniciativas a favor da preservação da memória do Carnaval merecem ser expostas. É justamente esse o objetivo do projeto Mocidade: Recriar Corpo e Ritmo, Dar Brilho e Voz, que deu origem a um mini documentário e a um livreto, lançados recentemente, sobre a história da Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro. A pesquisa foi realizada pelas historiadoras Laura Galli e Giovanna Luvizetto, com financiamento do Pró-Cultura da Secretaria Estadual da Cultura.
— O projeto surgiu a partir de um edital que incluía várias ações, como oficinas com a comunidade da Lomba, para fortalecer a escola no pós-pandemia. Entre as ações, um resgate histórico. Quem nos chamou para participar dessa parte foi a Veri (Veridiane Silva, vice-presidente de gestão cultural da escola) — conta Laura.
Ainda sobre o processo de pré-produção, Giovanna destaca:
— Nos reunimos e pensamos: “O que a gente poderia perguntar que nos desse informações sobre a origem da escola, os momentos marcantes, as principais figuras, a relação com a comunidade…?” Com base nisso, elaboramos as questões a serem apresentadas aos entrevistados.
Entrevistas
Os depoimentos foram coletados entre setembro e outubro de 2023. Cinco entrevistados compartilharam suas histórias de amor pela agremiação: Edson Vieira, músico e compositor; Sandra Regina Martins, filha da diretora da ala das baianas, Dona Nice; os fundadores Aníbal Castro e Marco Aurélio da Silva, além da porta-estandarte Carmen Dora Conceição.
A organização da linha narrativa do documentário ficou a cargo do historiador e filmmaker Janove, da Janove Produção de Imagens. Com experiência em captação audiovisual focada na produção cultural, intelectual e política da população negra, ele buscou registros antigos da escola — vídeos de desfiles, apresentações, entre outros — para conectar falas com imagens.
Para acessar o livreto com história da Mocidade — que em 2025 celebra seus 40 anos de vida —, clique aqui.