Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: 20 segundas

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

12/08/2024 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Um segundo de sua atenção, por favor. Não quero alarmar ninguém à toa, mas é melhor ir se acostumando. De hoje em diante, faltam 20 segundas-feiras pra acabar o ano. Vinte! Logo mais chega a primavera, e os panetones começam a brotar. Me refiro à nova fornada natalina, já que alguns deles conseguem a façanha de permanecer o ano inteiro à venda. Assim força a barra. É como manter a árvore de Natal montada de dezembro a dezembro na sala. Tem que sair de cena pra poder voltar depois.

E o que volta junto? A ansiedade de fim de ano. Meu olho direito treme só de pensar. Ela é bem parecida com a ansiedade dos outros meses (ou dos domingos à noite), com o agravante de acumular tudo, atropelar tudo, acelerar tudo. Calma lá (respire fundo comigo). Minha intenção aqui é te convidar a aproveitar devagarinho esse pedaço de 2024 que ainda falta. Aliás, a gente deveria ganhar um mês de acréscimo pra compensar o maio trágico das enchentes aqui no Rio Grande do Sul.

Vespeiro

A ideia é boa, só que não vai rolar. Alguém inventou que o calendário tem 12 meses, e eu não quero mexer nesse vespeiro. Então a saída é curtir a reta final do ano com menos estresse e mais imaginação. Em 20 segundos, eu concordo que não dá pra fazer muita coisa. Em 20 segundas, dá. Por exemplo, pega todos aqueles encontros que você enfiaria em dezembro, e puxa pra antes. A cada segunda-feira, marcar de encontrar amigos ao longo da semana. Isso é antecipar bem-estar, risadas e afetos.

Em 20 segundas (e suas respectivas semanas), por que não dormir mais, mastigar mais, tomar banhos mais demorados, passear mais e inventar outros mais-mais? O celular e a internet nos roubam um tempo precioso: se juntar todos os segundos que perdemos abrindo abas, olhando tudo e não retendo nada na cabeça, vai sobrar paz de espírito no fim do dia. E como viver sem as Olimpíadas, agora que acabou? Bom, a gente tem 20 segundas pra descobrir novas paixões.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias