Corsan
Moradores de Canoas relatam valores mais altos do que o normal na fatura de água
Em alguns casos, a conta veio cinco vezes o valor que normalmente era cobrado; A empresa responsável pelo serviço afirma que revisará a questão caso a caso
Moradores de Canoas, na Região Metropolitana, relatam nesta quarta-feira (28) a cobrança de valores mais altos do que o normal na conta de água. Em alguns casos, a fatura veio cinco vezes o valor que normalmente era cobrado.
É o caso de Paula Benites Garcia Soares, 31 anos, moradora do bairro Mato Grande. Ela relata que, por causa da enchente de maio, precisou sair de casa e ir morar com a irmã, pois a propriedade onde vivia foi condenada após a inundação. No entanto, Paula afirma que a conta da residência antiga, que girava em torno de R$ 200 mensais, saltou para mais de R$ 1 mil no mês de maio. Já na casa onde reside agora, o valor está em R$ 570.
— É um valor muito fora da nossa realidade. Temos muitos vizinhos que reclamaram de valores muito fora do comum. É um impacto muito grande, e nós perdemos tudo na enchente. Sou mãe de quatro filhos, sendo um deles especial. Ficamos de mãos atadas, e isso vai nos prejudicar muito — conta.
No caso de Paula, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento de água da região, afirmou que o valor de R$ 1 mil refere-se a uma multa pela quebra de um medidor, mas a cliente afirma que não foi notificada formalmente. Quanto ao valor de R$ 570, a concessionária explica que irá revisá-lo, assim como está fazendo com outros endereços.
Maria Idelmira Teixeira Monticelli, também moradora do bairro Mato Grande, em Canoas, viu uma conta que, em média, vinha na faixa dos R$ 160, saltar abruptamente para mais de R$ 500. Segundo ela, não houve explicação prévia por parte da Corsan para o aumento no boleto de água.
— Liguei para a Corsan, e eles disseram que eu deveria verificar se o relógio estava correto. Fui conferir e a numeração estava correta. Então, pedi para que fizessem uma nova verificação. Eles informaram que, se retirassem o relógio para checar, eu teria que pagar uma taxa para removê-lo e depois recolocá-lo — relata.
Conforme Maria, o problema ocorreu apenas com a conta de água, e outras pessoas do bairro relataram o mesmo transtorno.
— Essa é a nossa queixa. Queremos saber se está tudo certo, se está correto, e se eles podem verificar isso. Não estou dizendo que não quero pagar, e sim que quero pagar o que é justo — completa.
Segundo Francisca de Lourdes da Rosa Medeiros, moradora do bairro Harmonia, a reclamação é recorrente entre os moradores do município. Francisca recebeu uma conta no valor de R$ 537, muito acima dos R$ 85 que habitualmente paga pelo serviço. Ela conta que foi pessoalmente à sede da Corsan para resolver o problema, mas o prazo dado pode chegar a 15 dias.
— Meu problema ainda não foi resolvido. Voltei lá, e a atendente me informou que pode demorar de 10 a 15 dias para que alguém vá até o local fazer a leitura novamente ou me envie os dados pelo próprio aplicativo. Hoje (quarta-feira), solicitei a verificação de qualquer fatura disponível. Eles deveriam me enviar pelo aplicativo, WhatsApp ou e-mail, mas recebi apenas uma resposta automática, informando que ainda não tenho nenhum débito com eles — informa.
Nota da Corsan
A Corsan informou que analisou, caso a caso, as situações de cobranças equivocadas citadas nesta reportagem e que tratará delas diretamente com os clientes, "para melhor resolução". Em nota, a companhia afirmou, ainda, que disponibiliza seus canais de atendimento para aqueles que precisarem de revisão no valor da fatura. Confira a íntegra:
"Por meio do Programa de apoio aos afetados pela enchente de maio, a Corsan concedeu a isenção (desconto total da fatura de água e esgoto) das faturas de maio e junho para os clientes atingidos por alagamento (2 meses para clientes sem tarifa social e 6 meses para clientes com tarifa social).
A identificação dos clientes afetados foi mapeada automaticamente pela Companhia por meio do cruzamento dos dados disponibilizados nas áreas impactadas.
Clientes que tiveram seu imóvel alagado e que não receberam o benefício, podem solicitar a revisão através dos nossos canais de relacionamento (App Corsan, site (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp [51] 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800-646-6444.) ou em uma loja mais próxima, por meio de agendamento, para avaliação caso a caso."
*Produção: Leonardo Martins