Sinalização antiga
Placas na Avenida Castelo Branco indicam rota errada para a rodoviária de Porto Alegre
Trânsito no acesso a Porto Alegre mudou com a manutenção do corredor construído durante a enchente. EPTC afirma que fará adequação, mas prazo não foi informado
Mais de um mês após o anúncio de que o corredor de acesso a Porto Alegre seria mantido, ao menos duas placas de sinalização na entrada da Capital pela Avenida Castelo Branco ainda não foram substituídas e dão informações erradas ao motorista que pretende acessar a rodoviária. A passagem foi construída em maio durante a enchente.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as indicações serão modificadas acompanhando a manutenção do corredor de acesso, mas um prazo não foi informado à reportagem. Ajustes ainda são feitos no projeto da sinalização do trecho.
As placas estão na Avenida Castelo Branco, no sentido interior-capital, pouco antes de chegar ao corredor de acesso. Ambas as placas orientam o motorista a seguir pela pista da direita para acessar a rodoviária, via Rua da Conceição. Atualmente, essa conversão não é possível, já que o corredor de acesso está elevado em relação à via. Quem pega p corredor deve, obrigatoriamente, seguir em direção ao Túnel da Conceição.
Como chegar na rodoviária, conforme a EPTC:
- A rota orientada até a rodoviária para o motorista que chega a Porto Alegre pela Avenida Castelo Branco é pela Avenida Mauá, na última saída à esquerda antes do corredor de acesso
- Na Mauá, o condutor deve pegar à esquerda na Rua Carlos Chagas, seguindo pela Avenida Júlio de Castilhos e Rua da Conceição
- A partir daí, o condutor pode seguir para a Voluntários da Pátria e Rua Garibaldi, em direção à rodoviária
- Segundo a EPTC, essa rota será sinalizada com a instalação de novas placas
O corredor foi liberado para trânsito no dia 10 de maio, momento em que os principais acessos à Capital estavam bloqueados pela enchente. Em 18 de julho, a prefeitura confirmou que a estrutura seria permanente. À época, a prefeitura se comprometeu a executar obras para adequar o tráfego e fazer a estrutura se integrar à infraestrutura urbana do entorno.
Atualmente, as laterais do corredor estão expostas, com pedras e terra à mostra. O corredor, de cerca de 300 metros, funciona em sentido único, com via pavimentada em duas pistas no sentido Interior-Capital.