Abrigo temporário
Prefeitura de Porto Alegre inicia construção de canil para acolhimento de animais resgatados na enchente
Espaço, que está sendo construído na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste, terá capacidade para acolher até 300 cães. O espaço ficará junto à Unidade de Saúde Animal Victoria
A prefeitura de Porto Alegre deu início à construção de um canil para acolhimento dos cães resgatados e perdidos durante a enchente, na Capital e municípios da Região Metropolitana. A estrutura ficará junto à Unidade de Saúde Animal Victoria (USAv), na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste.
A obra tem previsão de ser concluída em 30 dias e atende a uma das recomendações feitas pelo Ministério Público (MP) ao Município, após o órgão estabelecer, em 16 de agosto, prazo de 10 dias para que a prefeitura solucionasse problemas no abrigo de animais do Centro Vida, na Zona Norte da cidade.
O novo abrigo temporário terá capacidade para acolher até 300 cães e contará com piso lavável, além de estrutura de baias independentes.
A prefeitura de Porto Alegre garantiu que todas as readequações que foram solicitadas para o espaço de animais no Centro Vida foram feitas. O MP disse que seguirá monitorando as ações, assim como as condições do local. Posteriormente, o abrigo temporário de animais do bairro Rubem Berta deverá ser encerrado.
Atualmente, o Centro Vida acolhe 190 pets abandonados e perdidos durante a enchente. Todos são cachorros. Os 60 gatos que estavam no abrigo foram encaminhados para uma casa alugada pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), em Canoas, com estrutura para acolhimento de felinos. Parte também foi levada temporariamente por voluntários, até que um novo espaço seja adquirido.