Ensino Médio na rede privada
Programa Somos Futuro oferece 280 bolsas integrais para jovens de 14 Estados; veja como concorrer ao benefício
Com duas escolas parceiras no Rio Grande do Sul, projeto do Instituto Somos recebe inscrições até o dia 30 de agosto. Processo seletivo terá três etapas, incluindo uma prova, e termina em 30 de setembro
O Instituto Somos vai distribuir 280 bolsas de estudo integrais para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica cursarem o Ensino Médio em escolas da rede privada em 2025. As inscrições para concorrer a uma das oportunidades do programa Somos Futuro seguem até o dia 30 de agosto e podem ser feitas no site.
Os jovens selecionados poderão cursar os três anos do Ensino Médio em uma das 80 escolas particulares parceiras da iniciativa. As bolsas serão distribuídas em 64 municípios de 14 Estados, incluiu duas escolas no Rio Grande do Sul. Para concorrer, o aluno deve respeitar alguns requisitos:
- Ter até 15 anos completos em 2024
- Estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em 2024
- Ter bom desempenho escolar
- Possuir renda-bruta familiar de, no máximo, dois salários mínimos por pessoas (R$ 2.824)
O processo seletivo, que termina em 30 de setembro, é dividido em três etapas. A primeira é uma triagem a partir dos inscritos que se enquadram nos pré-requisitos. Após, haverá uma avaliação online, com aplicação de prova com 50 questões abrangendo as disciplinas da Educação Básica.
A fase final consiste em entrevistas com o aluno, familiares e instituição de ensino. A relação dos candidatos aprovados será divulgada entre os dias 18 e 30 de novembro.
Serviço
- Número de bolsas: 280
- Escolas no RS: Escola Salvador Jesus Cristo, em Alvorada; Colégio Martin Luther, em Estrela
- Inscrições: neste link
- Edital: neste link
- Resultado: entre os dias 18 e 30 de novembro