Notícias



Veja projeções

Com fumaça dos incêndios sobre o RS em queda, qualidade do ar é classificada como "moderada" em Porto Alegre

Serviço de Monitoramento Atmosférico do Copernicus mostra pluma com vestígios das queimadas se afastando do Estado, resultado da chuva. Agência suíça IQAir aponta índice de 60 na Capital

17/09/2024 - 10h58min


Zero Hora
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Melhora no ar é resultado de uma frente fria que ingressou no RS na semana passada.

Grande parte da fumaça dos incêndios que atingem o Brasil e países vizinhos foi dissipada do Rio Grande do Sul. Dados do Serviço de Monitoramento Atmosférico do Copernicus mostram baixa concentração de poluentes sobre o Estado nesta terça-feira (17), com o corredor de fumaça em circulação mais intensa sobre o centro-oeste e norte do país.

O afastamento é resultado de uma frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul durante a última semana. A chuva, registrada em diversas regiões do Estado, "limpou" a atmosfera, enquanto o vento frio e úmido impede o retorno da pluma de fumaça ao território gaúcho.

Um dos efeitos é observado diretamente na qualidade do ar, que foi classificada como "moderada" nesta terça-feira, com índice de 60 IQA, pela agência suíça IQAir. Para efeito de comparação, na sexta-feira (13), quando o acúmulo de fumaça sobre a atmosfera do RS era alta, o ar da Capital estava "insalubre" e recebeu 157 de IQA, em uma escala que quanto maior o número, pior a qualidade do ar.

Outro efeito é visual. Após registrar apenas dois dias com céu azul entre 13 de agosto e 13 de setembro, Porto Alegre e Região Metropolitana voltaram a observar cores no horizonte e o brilho do Sol sem ofuscação.

Serviço de Monitoramento Atmosférico do Copernicus aponta que a fumaça dos incêndios deve começar a retornar ao Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira (19). Abaixo, observe a projeção no gráfico:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias