Quatro meses fechado
Com movimento tímido, Centro de Saúde Santa Marta retoma atividades de forma gradual
Prefeitura afirma que serviços ainda suspensos devem estar em funcionamento até o final do mês
Após mais de quatro meses, um dos principais postos de Saúde de Porto Alegre voltou a funcionar de forma parcial. O Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, reabriu as portas às 7h desta segunda-feira (9). O local, que é referência para cerca de 100 mil moradores da Capital, foi atingido pela enchente.
A clínica da família, onde há o acolhimento e a vacinação, está funcionando normalmente, assim como a farmácia distrital, aberta das 8h às 17h. Parte das especialidades também já estão à disposição da população, enquanto outras devem retomar atividades até o final do mês. (veja lista abaixo). A entrega de fraldas também não está sendo feita no local.
Zero Hora esteve no local e observou um movimento ainda tímido dos usuários. O atendimento é feito junto à entrada da unidade e, na sequência, as pessoas são encaminhadas para o atendimento, dividido nos seis andares do prédio.
Celanira Marques Barbosa, 64 anos, é cadastrada na unidade. Apesar de morar perto da unidade provisória, diz ter muito mais facilidade com o retorno da Santa Marta:
— Aqui tem mais estrutura, e é mais fácil de atravessar a rua.
O andar de baixo, onde funcionava a clínica da família, segue fechado para obras. Para acessar o local é preciso subir quatro andares de escada, já que o elevador também se encontra interditado. Os trabalhos devem durar 120 dias. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde promete retomar todos os serviços, mesmo que de forma provisória, até o final da semana.
Pessoas com dificuldade de locomoção são orientadas a continuar indo nos locais alternativos, que serviram como sede provisória da unidade nos últimos meses, como o largo Zumbi dos Palmares (Avenida Loureiro da Silva, 730), e a Unidade de Saúde Modelo (Avenida Jerônimo de Ornelas, 55).
— Tem uma sala para atendimentos de situações muito específicas de alguém que chegue e não tenha nenhuma condição de subir, no mínimo, até o primeiro andar, mas se porventura alguém é usuário de cadeira de rodas, tem dificuldade de locomoção completa, poderá estar buscando o Centro de Saúde Modelo ou a unidade móvel que está em atendimento no Largo da Epatur (Zumbi dos Palmares). — afirma a diretora de atenção primária à saúde, Vânia Frantz.
Serviços que já estão disponíveis
- Farmácia Distrital (8h às 17h)
- Serviço de Atenção Especializada - SAE (8h às 17h)
- Centro de Referência em Tuberculose - CRTB (8h às 17h)
- Centro de Especialidades Odontológicas - CEO (7h às 18h)
- Clínica da Família (7h às 19h)
- Ambulatório Trans (13h às 19h)
- Saúde Mental Adulto - ESMA (8h às 12h e das 13h às 17h)
- Especializada em Saúde da Criança e do Adolescente - EESCA (8h às 12h e das 13h às 17h)
- Parte do Ambulatório de Especialidades (serviços de audiometria, estomias, curativos e atendimentos de oftalmologia pediátrica) (7h às 18h)
- Oficinas de geração de renda para pessoas em situação de rua
- Serviços administrativos (Primeira Infância Melhor, Mediadores Interculturais, Coordenação da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais , entre outros)
Serviços que ainda não voltaram:
Raio-x odontológico
- Demais especialidades (fisiatra, nutricionista, reumatologista, dermatologista, neurologista, oftalmologista, pneumologista e coloproctologista, cardiologista, ginecologista e pediatra, que atendem por encaminhamento via Gercon, sistema de gerenciamento de consultas)
- Entrega de fraldas: devem ser feitas no Centro de Saúde Iapi (Rua Três de Abril, 90), das 8h às 12h e das 13h às 16h e no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (Avenida Moab Caldas, 400), das 7h às 12h e das 13h às 15h
Unidades seguem fechadas
Outras 13 Unidades de Saúde da Capital seguem fechadas por conta da enchente. Algumas delas precisarão ser reconstruídas. É o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilha dos Marinheiros. Já a Unidade de Saúde Navegantes, na Zona Norte, deve ser a próxima a reabrir. A previsão é que os serviços retornem no próximo mês. A expectativa é que a maioria reabra nos primeiros meses de 2025.
Para todos os postos fechados há uma tenda ou um espaço alternativo que oferece o atendimento provisoriamente. Os usuários credenciados já foram informados sobre os locais.
Unidades fechadas:
Zona Leste
- Mapa
Zona Norte
- Diretor Pestana
- Navegantes
- Asa Branca
- Farrapos
- Fradique Vizeu
- Ilha da Pintada
- Ilha do Pavão
- Ilha dos Marinheiros
- Mário Quintana
- Nova Brasília
- Sarandi
- Vila Elizabeth