Notícias



Independência

Começa montagem da estrutura para desfile de Sete de Setembro; bloqueio no trânsito se inicia na sexta-feira

Aproximadamente cinco mil pessoas, entre civis e militares, participarão da parada em homenagem à Pátria, marcada para as 10h de sábado

06/09/2024 - 09h48min


Zero Hora
Enviar E-mail

Começou na tarde desta quinta-feira (5) a montagem da estrutura para o desfile de Sete de Setembro, marcado para as 10h de sábado (7), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao Beira-Rio, em comemoração ao feriado da Independência do Brasil. De acordo com o Comando Militar do Sul (CMS), aproximadamente cinco mil pessoas, entre civis e militares, desfilarão.

Cerca de 30 minutos antes, o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, passará a tropa em revista. Haverá uma salva de 17 tiros de canhão — as honras de gala serão prestadas em homenagem à mais alta autoridade presente no evento.

Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis, coordenados pela Liga de Defesa Nacional, também desfilarão no sábado na Capital, assim como alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, do Colégio Tiradentes e a banda de música do Colégio Júlio de Castilhos.

O desfile motorizado contará com 219 veículos, incluindo motocicletas, automóveis e blindados das Forças Armadas, além de veículos das forças de segurança federal, estadual e municipal. 

Mais de cem cavalos irão compor a tropa hipomóvel que encerrará o desfile. Os animais pertencem ao 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG) e ao 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar (4º RPMon). 

Helicópteros Bell 407, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Koala, da Brigada Militar (BM), também participarão do desfile aéreo.

Alteração no trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou as alterações que serão realizadas no trânsito e no transporte da Capital em razão do evento. As mudanças ocorrerão a partir das 20h de sexta-feira (6).

O transporte coletivo circulará com tabela de feriado. A linha T1 terá alteração de itinerário: desviará das avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Antônio de Carvalho durante o bloqueio, acessando as avenidas Praia de Belas, Borges de Medeiros e a alça do Viaduto dos Açorianos, até chegar ao terminal na Loureiro da Silva.

Confira os bloqueios de trânsito

  • Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em ambos os sentidos, desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Avenida Loureiro da Silva;
  • Eixo da Augusto de Carvalho, sentido Centro-bairro;
  • Avenida Ipiranga entre a Avenida Borges de Medeiros até a Edvaldo Pereira Paiva;
  • Bloqueio com acesso local nos cruzamentos com a Avenida Loureiro da Silva e Avenida Edvaldo Pereira Paiva;
  • Bloqueio com acesso local nos cruzamentos com a Avenida Aureliano Figueiredo Pinto, Rua Dr. Vicente de Paula Dutra, Rua Dolores Alcaraz Caldas e Avenida Ipiranga;
  • Bloqueio com acesso local na Aureliano Figueiredo Pinto com Praia de Belas;
  • Bloqueio com acesso local no cruzamento com a Avenida Augusto de Carvalho (Rótula das Cuias);
  • Bloqueio do viaduto Abdias do Nascimento sentido bairro-Centro, ruas Nestor Ludwig, Fernando Lúcio Costa, Carlos Medina e 17 de Dezembro (CEEE);
  • Estreitamento de pista na Avenida Padre Cacique entre o viaduto Abdias do Nascimento até a Avenida Diário de Notícias.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias