Direto da Redação
Lis Aline Silveira: "Natal em outubro"
Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano
Uma das notícias mais bizarras que li nos últimos tempos foi a de que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mudou a data do Natal no país por decreto. Em vez de 25 de dezembro, neste ano os venezuelanos vão celebrar o nascimento de Cristo, fazer a ceia e trocar presentes (os que tiverem condições, pois a situação por lá não está das melhores) em 1º de outubro. Uma manobra para distrair a população e mudar o foco dos problemas que o país enfrenta após eleições turbulentas, dizem os críticos. Uma medida bem estranha em uma nação onde as coisas estão bem estranhas há muito tempo. Haja saúde mental!
Saúde mental, por sinal, também anda sendo bem necessária no Brasil. É só olhar para a rua e ver este céu de cor esquisita, parece que está com aqueles filtros de Instagram que deixam as fotos com jeito de antiga. Este sol alaranjado e com jeito de apocalipse é bonito e perturbador ao mesmo tempo. Efeito das queimadas que assolam do Sudeste para cima, não tem como não se preocupar.
Vem aí a chuva preta
Parece que, nos próximos dias, os gaúchos poderão presenciar o fenômeno da chuva preta, que cai do céu com os resíduos da fumaça e da fuligem. A gente nem se recuperou das cheias, e já tem que se preocupar com os prejuízos da seca. Que agonia!
Para relaxar, que tal abrir o celular e dar uma olhada na internet? Cada giro em rede social é uma experiência doida. O bonzinho de ontem é o presidiário de hoje. O casal feliz foi parar na delegacia por violência doméstica. O joguinho pode te viciar e te levar à falência.
Será que tem um jeito de fugir da loucura? Talvez, a solução seja focar nas pequenas alegrias da vida. Olhar ao redor e ver que ainda tem como tentar ter um dia melhor. Que não seja com o luxo e a ostentação de uns e outros, mas com bons amigos e a consciência limpa. E seguiremos, firmes e fortes, até o Natal – de preferência, no dia 25 de dezembro.