Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: cadeirada e gauchada

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

20/09/2024 - 07h00min

Atualizada em: 20/09/2024 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

E não é que chegou o feriado de 20 de Setembro? Piscou, acabou o ano. Calma lá, que ainda tem muita coisa importante pra acontecer. Precisamos eleger quem vai cuidar das nossas cidades e dos nossos direitos, prefeituras e Câmaras de Vereadores. Em São Paulo, até cadeirada aconteceu essa semana no debate entre os candidatos. Tomara que aqui a gente consiga manter o nível sem violência. A cadeira virou meme, os paulistanos que se virem depois.

Em vez de cadeirada, quem sabe uma churrascada pra animar a gauchada? Esse é o último final de semana do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia, em Porto Alegre. Taí uma boa pedida pra curtir o dia. Eu só vou onde tem lugar pra sentar — aliás, é pra isso que inventaram as cadeiras. Quem não tem um piquete pra chamar de seu pode fazer o fogo em casa mesmo, como manda a tradição. Assar uma carne é o nosso programa preferido, ainda mais em pleno Dia do Gaúcho.

Primavera

Nesse fíndi prolongado, quem se despede de nós é o inverno. Domingo, às 9h44min da manhã, a primavera chega trazendo suas flores e pólens (atchim!). Que a gente sempre encontre um tempinho pra ir nos parques e praças se encantar com o colorido da natureza. Pode levar a cadeira de praia, outra opção é a grama verdinha te convidando a sentar e contemplar. Nas calçadas, os tapetes de flores incomodam quem varre mas alegram quem passa. Os jardins floridos também deixam a cidade menos cinza.

Por outro lado, ultimamente tem um festival de cores poluindo as ruas e cansando os olhos: a propaganda política que invade a paisagem e disputa os mesmos espaços com suas bandeiras, adesivos, panfletos e santinhos (esse nome é a própria contradição). Quem consegue absorver tanta informação? As piores são aquelas bandeiras enfileiradas de pé: parecem ervas daninhas brotando do chão. Vontade de derrubar todas com uma cadeirada. Melhor respirar fundo e aproveitar o feriado.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias