Papo Reto
Manoel Soares: "Últimas lições"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados
Pensei muito no que escrever para vocês esta semana, mas terei que escrever sobre a partida de dona Sonia, minha segunda mãe e mãe da minha esposa Dinorá. Este texto não é um obituário, mas uma última lição de quem teve uma vida de trabalho e luta. Essa mulher que partiu trabalhou desde seus 14 anos sem ter dia de folga. Eu convivi com ela nos últimos 20 anos e não me lembro de dona Sonia tirando férias, não me lembro dela indo à praia, não me lembro dela em outro lugar senão trabalhando.
Professora
Nos últimos 10 anos, ela descobriu a alegria de ensinar aos jovens através de projetos sociais o que aprendeu durante a vida. Mais de 1.800 jovens passaram pelas suas aulas. Alguns montaram seus salões e barbearias, mudando a vida de sua família a partir do conhecimento que receberam dessa mulher. Em nossas últimas conversas, ela sempre me perguntava como ficariam seus alunos, quem estava cuidando deles e se essa pessoa tinha o mesmo compromisso que ela em sala de aula.
No mesmo dia em que a nova professora se apresentou à turma, dona Sonia foi para o hospital e de lá foi para a eternidade. As últimas lições deixadas por ela têm a ver com compromisso inabalável com o trabalho, legado deixado para as novas gerações, e se estamos dando espaços para desfrutar nossas conquistas.
Agradeço a vocês que rezaram por essa mulher e aproveito para deixar a dica: ouçam os mais velhos de suas famílias. Para dona Sonia, deixo um obrigado e boa viagem.