Quatro meses após a cheia
Porto Alegre ainda tem dois terrenos temporários com lixo da enchente sem prazo para conclusão de limpeza
Unidade na Zona Sul está incluída em edital que será republicado para contratação de empresa que fará a logística dos resíduos. Depósito na Zona Norte ainda está aberto para descarte de material
Quatro meses após a enchente que atingiu Porto Alegre, a cidade ainda tem dois terrenos temporários para o descarte de resíduos da cheia que não foram limpos e sem prazo para serem esvaziados.
Um deles dos fica na Avenida Serraria, no bairro Espírito Santo, zona sul da Capital, e está incluído em recente edital da prefeitura para retirada dos entulhos da inundação.
O segundo local fica na Rua Sérgio Jungblut Dieterich, próximo à Avenida Severo Dullius, no bairro Sarandi, na Zona Norte. O espaço ainda está aberto para descarte de detritos.
Diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Carlos Alberto Hundertmarker explica que o início do serviço no depósito da Serraria depende da contratação de uma empresa responsável pela logística dos resíduos.
A Safety, selecionada para limpar o terreno da Zona Sul e um outro espaço na região do Complexo Porto Seco, na Zona Norte, não atendeu às garantias do edital.
Por conta disso, a MCT Transportes assumiu o serviço na última quinta-feira (19), mas apenas no terreno provisório da Zona Norte, onde o trabalho deve ser concluído na segunda quinzena de outubro.
A terceirizada também presta o serviço em locais onde a limpeza está em fase final, segundo o DMLU (veja abaixo a lista completa e o status do serviço em cada local).
De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), o edital para realizar o serviço no terreno da Zona Sul será republicado. O resultado, no entanto, deve ser conhecido somente nas próximas semanas. No local, estão cerca de 8,6 mil toneladas de lixo da enchente de maio.
A empresa contratada deve levar os resíduos para um aterro em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte.
Já em relação ao terreno na região da Severo Dullius, há expectativa de que o local deixe de receber lixo da inundação até o fim de outubro. Então, será aberto um novo edital para contratação da empresa responsável por remover o lixo da região.
Balanço dos depósitos provisórios na Capital
- Sarandi — Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1.201, Severo Dullius: aberto para descartes
- Serraria — Avenida da Serraria, 2.517: aguardando definição da empresa que realizará a limpeza
- Porto Seco (Sambódromo) — Avenida Élvio Antônio Filipetto: limpeza começou na última quinta-feira (19) e deve ser concluída em até 30 dias
- Anchieta — Avenida dos Estados, 1.763: em processo de limpeza
- Humaitá — Rua Voluntários da Pátria, 1.047: em fase final de limpeza
- Floresta — Avenida Cairú com a Voluntários da Pátria, 3.635: encerrado
- Centro Histórico — Avenida Loureiro da Silva, 104 (próximo ao aeromóvel): encerrado
- Centro Histórico 2 — Avenida Loureiro da Silva, 678 (terreno da Polícia Federal): encerrado
- Navegantes — Rua Voluntários da Pátria, acesso quatro, 314, próximo a Arena do Grêmio: encerrado