Inscrições abertas
PUCRS oferece bolsas integrais de graduação presencial para pessoas negras e indígenas
Inscrições vão até o dia 15 de outubro. Iniciativa faz parte do Programa Raízes, que está na sua quarta edição
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está com inscrições abertas para iniciativa que oferece bolsas integrais de graduação presencial para pessoas pretas, pardas e indígenas. Trata-se do Programa Raízes, que está na quarta edição. As bolsas são voltadas a 40 cursos da instituição de ensino.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de outubro pelo site. Na ocasião, os interessados devem enviar uma série de documentos. A lista completa consta no edital. Depois da aprovação da documentação pela comissão de seleção, os candidatos pré-selecionados precisam se inscrever no Vestibular de Verão da PUCRS até o dia 29 de outubro.
Podem participar da seleção pessoas que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residam em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2023. Os candidatos precisam ter alcançado uma nota igual ou superior a 600 pontos, no caso do curso de Medicina, ou 400 pontos para os demais cursos, e não ter zerado a redação.
Os interessados também precisam obter aprovação no Vestibular de Verão da PUCRS para o respectivo curso pretendido, tendo realizado sua inscrição por meio da Modalidade II (seleção pela nota do Enem). O edital completo do Programa Raízes pode ser conferido neste link.
Nesta edição, são oferecidas vagas para ingresso em 2025/1. O período de matrículas dos candidatos aprovados começa em dezembro de 2024 e as aulas iniciam em fevereiro de 2025. No site do programa também é possível conferir mais informações.
Requisitos para se candidatar
- Ler atentamente o edital do Programa Raízes - Edição 2025/1;
- Ser autodeclarado preto, pardo ou indígena;
- Possuir nacionalidade brasileira;
- Ter feito o Enem entre 2020 e 2023, com nota igual ou superior a 600 pontos (Medicina) e 400 pontos (demais cursos) e não ter zerado a redação;
- Ter renda familiar per capita de um salário-mínimo e meio nacional;
- Ser morador de Porto Alegre ou da Região Metropolitana;
- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou particular (mediante bolsa integral) no município de Porto Alegre ou Região Metropolitana;
- Não estar vinculado ao Prouni, seja na PUCRS ou em qualquer universidade;
- Não possuir nenhum benefício financeiro ativo junto a PUCRS;
- Não possuir vínculo empregatício com a PUCRS ou outros empreendimentos da Rede Marista, exceto na condição de Jovem Aprendiz;
- Não possuir diploma de Ensino Superior de nenhuma universidade;
- Não ter vínculo ativo ou matrícula trancada em outras instituições;
- Inscrever-se e ser aprovado no Vestibular de Verão da PUCRS, por meio da modalidade 2 (entrada com nota do Enem).