Receita do leitor
Representantes do CTG Tiarayú testam novo kit Arrasa na Festa no piquete do Acampamento Farroupilha
Machado, do CTG da Capital, e a patrona dos Festejos Farroupilhas, Vera Barreto, ensinam a receita de "porca atolada".
O kit Arrasa na Festa chegou para dar um tempero especial para as refeições dos gaúchos. Pode ser sobremesa, lasanha, macarronada e, no caso de Velci Machado, 54 anos, e Vera Lúcia Menna Barreto, 63 anos, do CTG Tiarayú, foi churrasco. O Diário Gaúcho foi até o Acampamento Farroupilha realizar o teste do novo Junte & Ganhe de uma forma bem gaudéria: com grelha e espeto na brasa!
A receita que Machado cozinhou foi, em suas palavras, uma “porca atolada”. Isso porque a clássica preparação com carne de gado e aipim, chamada de vaca atolada, foi adaptada para uma versão com espinhaço de porco. O tradicionalista conta que aprendeu a receita com sua mãe. Além disso, afirmou que sua família realiza outras mudanças na conhecida vaca atolada:
– O pessoal do Interior faz muito essa receita. Minha madrasta faz com pato e minha irmã com rabada.
E quando perguntado sobre o valor do churrasco, a resposta foi direta: tradição. Para ele, a refeição é uma forma de honrar os seus antepassados, os gaúchos do campo, que precisavam de um alimento para ser ingerido rapidamente.
E tradição não diz respeito só ao passado, ensinar suas filhas, de 28 e seis anos, os costumes e hábitos gauchescos foi uma forma que Machado encontrou de perpetuar sua cultura:
– Minha filha mais velha foi para o CTG para realizar uma atividade extracurricular e lá nós nos apaixonamos pela tradição. E hoje, sempre que posso, levo minha mais nova para a beira do fogo para ensinar receitas gaúchas.
Preparo
A patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Vera Lúcia também participou do preparo da “porca atolada”. Para ela, o churrasco é uma refeição que não se enjoa e, mesmo após o fim do acampamento, em que se consome carne todo dia, o tradicional churrasco de domingo acontece.
– Saímos daqui dizendo que nunca mais queremos ver churrasco na vida, que vamos comer só daqui um ou dois anos. Porém, chegamos em uma esquina e sentimos o cheiro da carne e voltamos atrás – conta, entre risadas, a patrona.
Além do churrasco, a cerveja e o vinho também fizeram parte do teste do kit Arrasa na Festa, que conta com taças para as duas bebidas. Assim, com um brinde, Machado e Vera aprovaram o novo Junte & Ganhe que também pode ser seu, ao colecionar os 70 selos que serão publicados na capa do Diário Gaúcho. E completando a cartela, você ainda concorre em um sorteio de um carro e uma moto 0km.
Ingredientes:
/// 1 kg de espinhaço de porco
/// 2 kg de aipim
/// 2 cebolas médias
/// 1 pimentão pequeno
/// 4 tomates
/// 5 dentes de alho
/// Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
/// Doure o porco na grelha ou em uma frigideira
/// Adicione as cebolas, o pimentão, o alho e os tomates e espere formar
um molho junto com o suco da carne
/// Adicione o aipim já cozido
/// Espere engrossar o caldo e sirva
/// Rendimento: 10 porções
/// Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Conheça o kit Arrasa na Festa
O Arrasa na Festa é composto por nove peças: uma assadeira de vidro opaline redonda de 2 litros, quatro pratos de sobremesa de vidro opaline decorados e quatro taças de cerveja de vidro de 300ml; ou uma assadeira de vidro opaline redonda de 2 litros, quatro pratos de sobremesa de vidro opaline decorados e quatro taças de vinho de vidro decorado de 400ml.
Para participar, é preciso juntar os 70 selos que serão publicados na capa do Diário Gaúcho, colar na cartela da promoção e trocar pelo kit nos pontos de troca.
O primeiro selo foi publicado na capa do Diário Gaúcho na edição desta quarta-feira (11).
Durante as trocas do kit Arrasa na Festa, o colecionador receberá um cupom para participar do sorteio de um carro e de uma moto.
Caso você perca algum dos selos, no decorrer da promoção serão disponibilizados selos curingas.
*Produção: Elisa Heinski