Notícias



Em falta

RS está há quase dois meses sem vacina contra covid para crianças

Ministério da Saúde afirmou que está verificando a quantidade necessária e o prazo para envio de doses ao Estado. A pasta não repassou o prazo para que isso ocorra

19/09/2024 - 10h18min


Lisielle Zanchettin
Lisielle Zanchettin
Enviar E-mail
Antonio Valiente / Agencia RBS
Vacina depende de repasses, e Ministério da Saúde diz que distribuição está ocorrendo de forma semanal.

Municípios gaúchos estão há quase dois meses sem receber novas doses da vacina contra a covid-19 para crianças menores de 12 anos. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a situação ocorre devido à falta de repasses por parte do Ministério da Saúde.

A vacina aplicada para crianças menores de 12 anos é a monovalente XBB, da fabricante Moderna. A SES afirma que não há previsão para o recebimento de novas doses. Procurado pela reportagem de Zero Hora, o Ministério da Saúde afirmou que está verificando a quantidade e o prazo para envio do imunizante ao Estado. A pasta não repassou o prazo para que isso ocorra. 

Em Porto Alegre, a última dose aplicada em menor de 12 anos foi no dia 18 de julho. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda nova remessa. 

A distribuição das doses é responsabilidade da Secretaria Estadual, a partir dos envios do Ministério da Saúde. Além de Porto Alegre, as demais cidades gaúchas estão com estoques zerados para menores de 12 anos. A falta dessas doses não impacta, no entanto, na vacinação dos outros públicos.

Nota do Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 7,6 milhões de doses da vacina contra covid-19 XBB aos Estados e está abastecido dessa vacina para atender as demandas de estados e municípios. Devido às condições operacionais das vacinas, a distribuição está ocorrendo de forma semanal, conforme capacidade de recebimento e armazenamento através da rede de frio dos estados.

As doses foram entregues pelo laboratório fornecedor em duas apresentações: seringas já preenchidas (para maiores de 12 anos) e frascos multidoses. Vale destacar que a vacina é a mesma para crianças e adultos, o que difere é a dosagem.

Por fim, a pasta informa que está finalizando o pregão para aquisição de mais doses da vacina contra covid-19.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias