Notícias



Chuva de até 60mm

Alertas da Defesa Civil e Inmet preveem temporais em Porto Alegre a partir desta terça-feira

A previsão é de que a instabilidade só dê uma trégua na quarta-feira. Há chance de granizo

01/10/2024 - 11h21min


Zero Hora
Enviar E-mail
Renan Mattos / Agencia RBS
O volume de chuva em porto Alegre pode chegar a até 60 milímetros, o que representa até 39% da média histórica de outubro.

Os próximos dias dos cidadãos porto-alegrenses devem ser marcados por temporais. Segundo alertas da Defesa Civil e do Inmet, a previsão é de chuva intensa em Porto Alegre partir de terça-feira (1º), com continuidade na quarta-feira (2), quando o tempo começa a melhorar no final do dia.

O alerta do órgão municipal indica que a instabilidade deve se iniciar ainda na tarde de terça e se estender até a noite de quarta. Existe risco de temporais, incluindo descargas elétricas, possibilidade de granizo e chuva volumosa, com rajadas de vento de até 70km/h. O volume pode chegar a 60 milímetros, representando até 39% da média histórica de outubro na Capital, que é de 153 mm.

Já o aviso do Inmet começa às 3h de terça-feira, com previsão de chuva de até 50mm por dia. Também podem ocorrer ventos fortes de até 60 km/h e possibilidade de granizo. O alerta abrange não apenas a Região Metropolitana, mas também os Vales, a Serra, o Norte e o Noroeste, e é válido até as 15h do mesmo dia.

Temporais

Na terça-feira, os temporais devem se intensificar no final da tarde, com chuva acumulada entre 30 a 60mm e ventos podendo ultrapassar 70 km/h. A temperatura fica entre 18°C e 33°C, impulsionadas por uma onda de calor que afeta o Brasil.

Já na quarta-feira, a chuva intensa persiste durante a madrugada e manhã, com fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo. No final do dia, as condições climáticas devem melhorar. 

Os termômetros oscilam entre 12°C e 22°C, resultantes da aproximação de uma frente fria que traz um alívio após a passagem da massa de ar quente pelo território gaúcho.

Nos dois dias há riscos de alagamentos e elevação dos níveis de arroios e rios menores, especialmente em áreas que receberão chuva intensa em curto espaço de tempo. Para emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias