Notícias



Direto da Redação

Alexandre Rodrigues: "Envelhecer bem"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

16/10/2024 - 05h00min

Atualizada em: 16/10/2024 - 05h00min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Agência RBS / Agência RBS
Direto da Redação

Nas páginas centrais do Diário Gaúcho de hoje, Retratos da Fama traz uma homenagem a ninguém menos do que Fernanda Montenegro, que celebra seus 95 anos nesta quarta-feira. 

Mesmo com quase um século de vida, a atriz segue ativa, desafiando o tempo e as expectativas relacionadas a ele. Ela não se restringe a revisitar os sucessos do passado, mas se joga em trabalhos contemporâneos, como no já aclamado Ainda Estou Aqui – filme em que compartilha com a filha, Fernanda Torres, a personagem Eunice em diferentes idades. 

A estreia nas telonas brasileiras está prevista para novembro. A longevidade de dona Fernanda Montenegro é inspiração! Fico pensando: se for para eu envelhecer assim, que venham mais 10, 20, 30, 40 anos pela frente. 

Faz parte da vida

Felizmente, o avanço da medicina e a maior conscientização sobre hábitos saudáveis têm contribuído para que muitas pessoas cheguem na terceira idade esbanjando vitalidade. No entanto – antes de tudo –, é preciso aceitar o envelhecimento como um processo natural. 

Com o passar dos anos, adquirimos experiências que só o tempo proporciona. Costumo falar para as pessoas próximas a mim que não trocaria a mentalidade que tenho hoje pela mentalidade que tinha quando adolescente. 

Acredito que estar em paz com o processo de envelhecimento envolve apreciar o presente ao invés de ter medo do futuro. O medo é o pior dos obstáculos sempre, em qualquer circunstância. 

Longevidade é também a capacidade de reinventar-se, mantendo o espírito curioso. Muitos, como Fernanda Montenegro, mostram que é possível continuar produtivo e engajado mesmo em idades avançadas. Essa mentalidade de crescimento contínuo é o que diferencia uma velhice passiva de uma vida ativa.

Desde já, meu desejo é de uma longevidade plena.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias