Centro obstétrico
Após três anos, maternidade do Hospital Viamão é reaberta nesta quarta-feira
No local, serão realizados partos de baixa e média complexidade. Casos de riscos seguem sendo encaminhados para instituições de Porto Alegre e Alvorada
Fechado desde março de 2021, o centro obstétrico do Hospital Viamão, na Região Metropolitana, voltará a receber gestantes nesta quarta-feira (2). A retomada do serviço à população ocorre às 22h. A previsão é de que 140 partos sejam realizados por mês na instituição. Mais de 1,2 mil gestantes estão cadastradas atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) de Viamão.
A maternidade, que irá funcionar 24 horas por dia, conta com salas para preparação, parto e pós-parto além de seis leitos. No local serão realizados procedimentos de baixa e média complexidade. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), casos de riscos seguem sendo encaminhados para os hospitais de Porto Alegre e o de Alvorada.
Conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergman, a reabertura irá desafogar o sistema público. Além disso, irá permitir que a população da própria cidade possa utilizar um serviço qualificado.
— É uma estrutura qualificada. As gestantes voltam a ter referência para atendimentos na própria cidade. Elas serão encaminhadas conforme o vínculo com as unidades básicas de saúde — explicou a secretária.
Segundo o Instituto Maria Schmitt, que administra o hospital, foram contratados 16 técnicos de enfermagem, 12 médicos obstetras, nove pediatras, cinco enfermeiras e quatro auxiliares de higienização.
Para manutenção do serviço, o governo do Estado irá repassar mensalmente R$ 400 mil. Já o município irá destinar R$ 150 mil. A maternidade também será aberta para convênios.