Notícias



Descoberta

Calendários podem ser reutilizados a cada 28 anos? Entenda o fenômeno

Coincidência de dias da semana em diferentes anos pode ser aplicada para datas no futuro e no passado, mas possui limitações

07/10/2024 - 13h25min


Zero Hora
Enviar E-mail
Piman Khrutmuang / stock.adobe.com
O fenômeno possibilita saber a ocorrência dos dias da semana em anos diferentes, mas possui limitações.

Guarde o seu calendário de 2024, ele poderá ser reutilizado em 2052. Em exatos 28 anos, o dia 4 de outubro será uma sexta-feira – mesma data em que está matéria foi publicada. Conforme o portal WhenCanIReuseThisCalendar, em determinados anos os dias da semana coincidem nos mesmos meses – caso de 2024 e 2052, por exemplo.

"O ciclo anual do calendário é bem previsível e os dias da semana se repetem a cada poucos anos. Isso significa que todos os dias da semana coincidem", explica o site. A regra de 28 anos também considera os que são bissextos e se aplica ainda aos feriados. Com isso, é possível afirmar que o Dia do Gaúcho - 20 de setembro - será celebrado em uma sexta-feira em 2052, assim como foi em 2024.

O método também possibilita ir em direção ao passado. Em 1996, o ano começou em uma segunda-feira, assim como em 2024. Ambos também foram bissextos, Olímpicos e de eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Questão quase matemática

Segundo o geógrafo Rodrigo Blasckesi Fernandes, da Escola de Aplicações da Feevale, o fenômeno ocorre porque se dois anos começarem e terminarem no mesmo dia o calendário se repete. Considerando um ano com 365 dias, há 52 semanas mais um dia extra. Assim, se o dia 1º de janeiro for uma segunda-feira, o dia 31 de dezembro também será.

— É uma questão quase matemática. A repetição completa acontece a cada 28 anos, embora dentro desse período alguns anos possam se repetir. O que interfere nesse ciclo são os anos bissextos, que alteram a sequência de dias —  explica Fernandes.

Em anos não bissextos, a repetição pode ocorrer antes de 28 anos. O calendário de 2025 poderá ser reutilizado em 2031, 2042 e em 2053, por exemplo. A regra dos 28 anos refere-se à repetição completa da sequência de números, o que é afetado pela existência dos anos bissextos.

— Os anos bissextos não começam e terminam no mesmo dia, então eles 'empurram' a sequência em um dia. Por isso, a ordem total se repete a cada 28 anos, quando a sequência dos dias volta a coincidir — complementa o geógrafo.

Em um período de 28 anos, caso o primeiro comece em um domingo, por exemplo, haverá repetição no ano 7 e no ano 18,devido à alternância dos dias. 

No entanto, o segundo será diferente do ano 8 e do ano 19 devido ao dia a mais dos bissextos. O ciclo recomeça no ano 29, que será igual ao ano 1, enquanto o ano 30 será igual ao ano 2.

Essa regra é limitada no caso dos bissextos. A cada cem anos, o ano em questão não será bissexto, exceto quando for múltiplo de 400.

Limitações

Apesar da coincidência dos dias da semana, o cálculo não considera eclipses e fases da lua, que poderão ser em outras datas. Isso ocorre porque a conclusão do calendário lunar acontece em 29,5 dias, resultando em acúmulo de dias e alterando a data dos eventos.

*Produção: Lucas de Oliveira e Murilo Rodrigues


MAIS SOBRE

Últimas Notícias