Notícias



Cinema na sala de aula

Casa Rosa Cine, um projeto de cineclube, leva sessões gratuitas para diferentes bairros de Novo Hamburgo

As telonas podem estar em escolas municipais e espaços comunitários. As inscrições estão abertas

10/10/2024 - 05h00min

Atualizada em: 10/10/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jo Nobre / Divulgação
Alunos têm a experiência de assistir um filme dentro da sala de aula.

Luzes apagadas, todos acomodados, silêncio: o filme já vai começar. O cinema, como conhecido, está normalmente localizado dentro de shoppings e na área central das cidades. Porém, para um grupo entusiasta da arte audiovisual de Novo Hamburgo, as telonas podem estar em qualquer lugar. O Casa Rosa Cine, um projeto de cineclube, leva sessões gratuitas para diferentes bairros da cidade do Vale dos Sinos.  

A iniciativa começou com o apoio do grupo Casa Rosa Cultural, reconhecido pelo Ministério da Cultura como ponto de cultura, como uma forma de ampliar os incentivos artísticos na cidade. A ideia combinava com o objetivo do coletivo de promover e espalhar a arte de uma maneira mais descentralizada. O projeto foi contemplado, em 2024, pela Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo, por meio de edital da Lei Paulo Gustavo. As sessões tiveram início em agosto, e, nesse período, o projeto já alcançou mais de 700 pessoas.

Os eventos, até o momento, foram realizados apenas em escolas da comunidade. Porém, o projeto ressalta que interessados podem solicitar a sessão de cinema para praças de bairro, estacionamentos de associações, salas de auditórios de escolas e clubes, salões comunitários e em demais locais que permitam a projeção em paredes de prédios. Para a realização, basta fazer contato com o grupo.

Origem

O trabalho do grupo começou em meados de 2017, como um coletivo independente teatral. Com a oportunidade de realizar um curta-metragem, surge uma parceria com o Casa Rosa Filmes. Isso, agregado com a falta de incentivos financeiros nas áreas de audiovisual, levou o grupo a elaborar uma ideia de cinema itinerante para democratizar o acesso a filmes. 

Em 2024, com o edital aberto no município de Novo Hamburgo, o coletivo teve a oportunidade de colocar em prática a iniciativa. Para Jo Nobre, produtora-executiva do Casa Rosa Filme e assessora do cineclube, a iniciativa pode alcançar crianças e jovens que muitas vezes não tiveram a oportunidade de adentrar no mundo cultural do audiovisual:

— Através do audiovisual, a gente consegue atingir de uma forma diferente o público. O cinema tem como primeira função entreter, mas, quando possível, educar. 

Jo, além de atriz, roteirista e produtora, também é professora da rede municipal de Novo Hamburgo e comenta que, antes do projeto já tentava introduzir a alfabetização audiovisual dentro da sala de aula.  

O coordenador do Casa Rosa Cine, Nói Voltz, destaca que todos devem ter direito de acesso ao cinema e que, para além do entretenimento, as produções audiovisuais impactam positivamente no desenvolvimento das pessoas

— O audiovisual está em tudo, eu acho que ele é muito importante para trazer a conscientização social, discernimento sobre questões éticas, e isso ajuda muito no crescimento social como ser humano.

Celebrações com a sétima arte

Neste ano, a expectativa do coletivo é alcançar mais de 2 mil pessoas. Para além das instituições de ensino, os planos incluem duas sessões especiais abertas à comunidade hamburguense. A produção já prepara um evento em comemoração ao Halloween, o Cine Terror, com exibições do curta Apóstolos e do longa-metragem As Almas que Dançam no Escuro. O evento ocorre no dia 2 de novembro e a exibição será realizada no estacionamento do Bar Espaço Sideral (Rua Casemiro de Abreu,  272). Também para 2024, está no cronograma um evento especial de Natal aberto ao público. 

Um maior alcance de público é uma das metas do coletivo. Para o próximo ano, eles pretendem se inscrever em editais estaduais para, assim, poder expandir a atuação do projeto para cidades da Região Metropolitana. Também está prevista a aquisição de mais equipamentos para ampliar a estrutura de exibição, beneficiando a experiência imersiva. Um dos objetivos é a aquisição de um carrinho de pipoca personalizado e cortinas blecautes.

Cinema na sua instituição

/// Para participar do projeto, as instituições interessadas em sediar uma sessão podem solicitar a participação pelo formulário disponibilizado pelo cineclube. 

/// Escolha o turno, a quantidade de telespectadores, qual a preferência de tema do filme. 

/// Para acompanhar o projeto e saber quais serão as próximas sessões, acesse no Instagram: @casarosacineclube.

  Produção: Josyane Cardozo







MAIS SOBRE

Últimas Notícias