Notícias



Site ou aplicativo

Como justificar o voto online; veja passo a passo

Eleitores considerados aptos que não puderem comparecer no segundo turno deverão realizar a justificativa de ausência para não ficar em situação irregular

28/10/2024 - 14h29min


Yasmim Girardi
Yasmim Girardi
Enviar E-mail
Bruno Todeschini / Agencia RBS
É possível realizar a tarefa pelo aplicativo e-Título.

Todos os eleitores considerados aptos a votar que não puderem comparecer às urnas no segundo turno, realizado em 51 cidades brasileiras neste domingo (27), deverão justificar a ausência para não ficar em situação irregular com a Justiça Eleitoral.

Passo a passo para justificar o voto online

Para aqueles que não puderam comparecem à zona eleitoral, é importante justificá-la. Para evitar sanções, basta seguir os passos a seguir:

1º passo: acessar o Sistema Justifica

Criado pelo TSE, o Sistema Justifica serve para fazer a justificação eleitoral online. Ao entrar na página, o usuário deve clicar em iniciar requerimento de justificativa

TSE / Reprodução
Página inicial do Sistema Justifica.

2º passo: preencher dados

A página solicitará o preenchimento de um cadastro. Será necessário informar dados como número do título eleitoral, nome do eleitor e data de nascimento. Com a conclusão dessa etapa, ainda é necessário selecionar a opção não sou um robô e clicar em "avançar".

TSE / Reprodução
O preenchimento é obrigatório.

3º passo: justificar a ausência

Depois, o usuário deve selecionar para qual turno e eleição está esclarecendo a ausência. O eleitor ausente deverá encaminhar uma justificativa para cada turno de eleição em que deixou de votar.

Nesta etapa, é preciso escrever o motivo da ausência e anexar, no mínimo, algum documento que comprove o não comparecimento, como um atestado médico ou boletim de ocorrência, por exemplo. Os arquivos devem estar no formato .jpg, .png ou .pdf.

TSE / Reprodução
Também é necessário informar o endereço de e-mail.

4º paso: finalizar

Após preencher todos campos, basta clicar em "enviar" para a finalização do requerimento. É importante ficar atento ao e-mail, pois se todas as etapas tiverem sido realizadas corretamente, será enviado um protocolo de acompanhamento. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) explica que, se o cartório eleitoral verificar que faltou algum documento, entrará em contato com o eleitor por um dos meios informados (e-mail ou telefone).

Como justificar o voto pelo celular

Baixar o aplicativo e-Título

Outra forma de justificar o voto é por meio do aplicativo e-Título. O app está disponível para download no Google Play Store, no caso de quem usa o sistema Android, ou na App Store, para quem utiliza iPhone.

Acessar o aplicativo

Depois de baixar, é necessário acessar a conta do e-Título. Para isso, o usuário precisa preencher os mesmos dados informados na Justiça Eleitoral, como nome completo, data de nascimento, CPF e nome dos pais.

TSE / Reprodução
Essa é uma das páginas iniciais do aplicativo.

Justificar a ausência

O usuário deve clicar no campo "mais opções", localizado no canto inferior direito. Em seguida, basta ir em "justificativa" e selecionar a primeira opção: "justificativa de ausência". É importante ressaltar que a aba só estará disponível para acesso a partir do dia 6 de outubro.

Na tela que abrir, o eleitor deve selecionar o período eleitoral que deseja esclarecer a ausência e preencher o campo com sua justificativa. É necessário encaminhar uma justificativa para cada turno de eleição em que deixou de votar.

Além disso, o justificante deve digitar o e-mail no outro campo e clicar no botão "próximo".

TSE / Reprodução
É preciso selecionar qual eleição deseja justificar.

Comprovar e concluir

A próxima etapa é o envio de um documento que comprova a justificativa apresentada, da mesma forma que no Sistema Justifica. Segundo o TSE, não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência quando a justificativa for apresentada no dia da eleição.

Depois, o usuário deve clicar em "concluir".

TSE / Reprodução
O documento pode ser um atestado médico ou boletim de ocorrência, por exemplo.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias