Dia de votação
Confira o que você precisa saber sobre a eleição de domingo
No Rio Grande do Sul, são mais de 8,6 milhões de eleitores e 497 municípios. Saiba os horários, o que levar e o que não levar para os colégios eleitorais.
Neste domingo, quase 156 milhões de brasileiros estão aptos para votar e escolher os ocupantes dos poderes Executivo e Legislativo de 5.569 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, são mais de 8,6 milhões de eleitores e 497 municípios.
A maioria das disputas ao Executivo municipal será resolvida amanhã mesmo, no primeiro turno. Apenas cinco municípios têm mais de 200 mil eleitores registrados e podem ter segundo turno, caso nenhum candidato obtenha maioria amanhã: Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
O DG preparou um material com algumas informações para você nesse dia de votação.
Horário de votações
/// As urnas abrem às 8h e fecham às 17h, considerando o horário local.
Ordem de votação
/// O primeiro voto é para o cargo de vereador. O eleitor digita primeiro o número do seu candidato (cinco dígitos) e confirma. Caso deseje votar apenas em um partido, basta digitar o número (dois dígitos) e confirmar, mesmo que o espaço seja para cinco dígitos.
/// Na sequência, o eleitor registra seu voto a prefeito (dois dígitos) e confirma.
Quem vota?
/// O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, para maiores de 70 anos e para quem tem entre 16 e 18 anos.
/// Podem votar os eleitores com a inscrição eleitoral regularizada até o dia 8 de maio de 2024.
Votar conta como prova de vida?
/// É falso que votar conta como prova de vida. A informação circula desde 2022 e foi desmentida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e pelo TSE novamente neste ano.
O que levar?
/// É necessário levar um documento de identificação com foto: são permitidos carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou CNH.
/// Também é possível levar a via digital do título de eleitor, e-Título (quando a eleitora ou o eleitor houver realizado a coleta biométrica perante a Justiça Eleitoral).
/// São aceitos documentos vencidos, desde que permitam a identificação do eleitor.
O que não levar?
/// No dia da eleição, é vedada a realização de qualquer tipo de propaganda de partidos ou candidatos. A proibição se estende para caminhadas, carreatas, passeatas e aglomerações que usem vestimentas padronizadas, adesivos ou bandeiras.
/// Além disso, são proibidas manifestações coletivas e ruidosas; abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e a distribuição de camisetas.
/// O derrame ou anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou vias próximas também
/// Na internet, está vetada a publicação ou o impulsionamento de novos conteúdos.
/// Dentro da cabine de votação, é proibido portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.
/// É proibido o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores nas 24 horas antes e nas 24 horas depois do pleito. Quem descumprir poderá ser preso em flagrante por porte ilegal de arma, sem prejuízo do crime eleitoral correspondente.
Cola Eleitoral
/// Lembre de levar uma "cola" em papel contendo nome e número dos candidatos escolhidos. Não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação.
Candidatos Porto Alegre
/// Carlos Alan (PRTB) — 28
/// Cesar Pontes (PCO) — 29
/// Fabiana Sanguiné (PSTU) — 16
/// Felipe Camozzato (NOVO) — 30
/// Juliana Brizola (PDT) — 12
/// Luciano do MLB (UP) — 80
/// Maria do Rosário (PT) — 13
/// Sebastião Melo (MDB) — 15
*Produção: Guilherme Freling