Notícias



Cinco semanas

Crie o Impossível encerra caravana de reforço escolar pelo RS com 15 mil estudantes impactados 

Ação percorreu 36 municípios com atividades como a que ocorreu em Porto Alegre nesta sexta-feira (25), na Escola Gomes Carneiro. Objetivo foi preparar os alunos para o Enem

25/10/2024 - 16h12min


Fernanda Polo
Fernanda Polo
Enviar E-mail

Após percorrer 36 municípios e impactar cerca de 15 mil alunos nas últimas cinco semanas, o Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul encerrou oficialmente as caravanas de reforço escolar pelo Estado nesta sexta-feira (25). Uma das últimas atividades ocorreu em Porto Alegre, na Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, que serviu de abrigo durante a enchente. Outras cinco escolas participaram da atividade no local, totalizando cerca de 250 alunos.

O objetivo da iniciativa, promovida pela ONG Embaixadores da Educação, foi deixar os alunos que foram afetados pela enchente mais preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro. Durante a aula, os professores do Crie o Impossível compartilharam dicas para realizar o exame com melhor aproveitamento e de como manter a calma e realizaram testes com os alunos.

Os estudantes interagiram com bastante empolgação e nervosismo em relação à prova, que se aproxima. Lívia Ribeiro Cardoso, 18 anos, está concluindo o Ensino Médio, realizará o exame pela primeira vez e está ansiosa e com altas expectativas.

— Acho que esses eventos que a escola está nos proporcionando antes do Enem vão fazer bastante diferença lá na hora que vamos estar na prova. Vou anotar tudo no telefone, vou estar bem concentrada para pegar cada "diquinha", porque é o meu primeiro, então, tenho de estar bem preparada — afirmou a estudante, que quer cursar Odontologia.

Por terem ficado um período sem aulas, Lívia avalia que os alunos que estão se preparando para o Enem foram bastante afetados pela enchente.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Lívia Ribeiro Cardoso, 18 anos, pretende estudar Odontologia.

Acho que vai ser muito bom e vai ajudar a recuperar o tempo perdido — complementou.

Três vans com professores e times do projeto e da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) percorreram o Estado. Outras duas escolas também receberam caravanas hoje, atingindo um total de 1.450 alunos nesta sexta.

CEO da Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu destacou que conseguir realizar a caravana já foi “criar o impossível”. Após a enchente, a ONG buscou ouvir e entender a demanda real das escolas, e a caravana antes do Enem estava entre elas.

Com a catástrofe, uma apatia geral se abateu sobre os alunos, conforme Guilhermina. A CEO avaliou a ação como positiva por ajudar o espírito dos estudantes e fornecer segurança para que realizem a prova – capaz de mudar suas vidas.

A caravana, para além de conteúdo, também teve o objetivo de levar um pouquinho de ânimo e inspiração. Agora, chegando no último dia, a sensação é de que deu certo, rodou o Estado inteiro, está finalizando. Estamos muito felizes, muito emocionados. Endereçou um problema real, trazendo algo relevante, no tempo e na agilidade que precisava.

Para Raquel Cordeiro, a caravana foi "maravilhosa, desafiadora e transformadora". A professora contou aos alunos que realizou seu sonho de ser professora e incentivou os jovens:

— Sonhos são possíveis, sim, de serem realizados. E o Enem é uma oportunidade, uma porta de entrada para que os sonhos de vocês sejam realizados.

Crie o Impossível

O evento do Crie o Impossível pelo Rio Grande do Sul acontece no dia 21 de novembro, no Estádio Beira-Rio. O objetivo é inspirar 10 mil alunos do Ensino Médio que estarão no estádio, além de outros estudantes da rede pública que assistirão à transmissão ao vivo em suas escolas.

Personalidades vão compartilhar experiências e inspirar os jovens a usar a educação como principal ferramenta para alcançar seus objetivos. Os estudantes tiveram a oportunidade, nesta sexta, de indicar pessoas que gostariam de ver no evento.

Em sua quinta edição, o evento seria realizado inicialmente em São Paulo. Contudo, como a enchente atingiu diversas escolas públicas gaúchas, a ONG decidiu transferir novamente para o RS – o Estado recebeu a última edição, em 2022.

Além das caravanas de reforço escolar, o projeto vem realizando iniciativas como aulas de reforço escolar online, e estão previstas doações de kits de conectividade a escolas afetadas pela enchente, para acesso à internet.

Doações

Qualquer pessoa ou empresa pode fazer doações à causa. Mais detalhes sobre como ajudar podem ser conferidos neste site.

O Grupo RBS, parceiro da primeira edição gaúcha do Crie O Impossível, em 2022, segue como apoiador da iniciativa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias