Notícias



Atendimento à população

Das 12 unidades de saúde de Porto Alegre fechadas desde a enchente, apenas uma irá reabrir neste ano

Processo de recuperação do posto da Ilha da Pintada está sendo finalizado e local deve voltar a atender até o final de dezembro 

29/10/2024 - 12h50min


Lisielle Zanchettin
Lisielle Zanchettin
Enviar E-mail

Desde a enchente de maio, 12 unidades de saúde de Porto Alegre seguem fechadas. Os locais foram totalmente afetados pela inundação. A única que deve voltar a atender ainda neste ano é a unidade Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade de saúde atende 3,6 mil pessoas. O local passou por limpeza e pintura. Falta apenas a recolocação de equipamentos perdidos. As unidades Asa Branca, Sarandi e Diretor Pestana também estão com o processo de recuperação adiantado, mas ainda não têm previsão para voltar a atender. 

Estão fechadas desde maio as unidades Mapa, Clínica da Família Diretor Pestana, Asa Branca, Farrapos, Fradique Vizeu, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Mário Quintana, Nova Brasília, Sarandi e Vila Elizabeth.

Nesta segunda-feira (28), a unidade de saúde Ilha dos Marinheiros começou a ser demolida. O local está interditado desde agosto em razão de rachaduras na estrutura e devido ao deslocamento do solo, em consequência da enchente. Engenheiros da prefeitura apontaram grau de risco crítico na edificação.  

Conforme a SMS, após a demolição o terreno irá passar por avaliação. Ainda não há confirmação se a nova unidade de saúde será construída no mesmo local. 

Os atendimentos prestados da unidade seguem ocorrendo em unidade móvel estacionada no pátio da Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Rua Santa Rita de Cassia, 100. O local abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.










MAIS SOBRE

Últimas Notícias