Coluna da Maga
Magali Moraes: Rosa, a cor da prevenção
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Não é porque o mês está passando rápido demais que a gente vai se descuidar. O Outubro Rosa está aí pra lembrar a importância da prevenção (e eu reforço esse lembrete importantíssimo). O câncer de mama é somente uma questão genética ou também é resultado do nosso estilo de vida? Só contar com a sorte não dá. Infelizmente, nem todas as mulheres conseguem ter acesso regular a médicos e a exames. Por isso mesmo, o autoexame das mamas é uma ferramenta tão valiosa.
Você já reparou como é cada vez mais comum ver idosos 90+ comemorando aniversário? Se for com lucidez e saúde, que felicidade! A expectativa de vida global aumentou e esticou o período da velhice. Olha que baita motivo pra gente sair na frente e prevenir doenças fazendo a nossa parte: dormir direito, comer menos e melhor, praticar atividades físicas, aprender coisas novas pra estimular o cérebro e manter proximidade com os amigos e a família. Prevenção, prevenção, prevenção.
Pink
Vamos nos inspirar no Outubro Rosa e espalhar no dia a dia um exagero de post-its (reais e imaginários) rosa, pink e de outras cores chamativas pra jamais esquecer do autocuidado que engloba corpo e mente. Avaliar as mamas? Sempre. Avaliar junto a maneira que vivemos. Nossa rotina, o que nos estressa e tira o sono, o que é realmente urgente no trabalho, o que (e quem) nos faz bem, os hábitos ruins que precisam ser mudados. Marca na agenda essa conversa séria com o espelho.
As mulheres vivem mais que os homens? A Organização Mundial da Saúde e o IBGE, aqui no Brasil, mostram que sim. Agora imagina o quanto mais de longevidade teríamos se a mulherada não se sobrecarregasse tanto. Que seja Outubro Rosa todos os meses e dias. Te convido a se colocar no topo da lista de prioridades prevenindo o câncer de mama com o autoexame e cuidando da saúde como um todo. Um beijo especial pras gurias que estão em tratamento. E pra todas as vitoriosas que nos inspiram.