Monovalente XBB
RS está há cinco meses sem receber vacina contra covid-19 para crianças
Ministério da Saúde afirma que situação deve ser regularizada na próxima semana. Doses para adultos estão com vencimento próximo, conforme a Secretaria Estadual de Saúde
O Ministério da Saúde não repassa doses de vacina contra a covid-19 para menores de 12 anos ao Rio Grande do Sul desde maio, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Doses para adultos vencem em três dias.
A vacina aplicada em crianças é a monovalente XBB, da fabricante Moderna. Procurado pela reportagem de Zero Hora, o Ministério da Saúde afirmou em nota que 1,2 milhão de doses infantis foram recebidas no dia 4 de outubro. A quantidade permite regularizar a vacinação em todo o país. Ainda segundo a pasta, a entrega está prevista para a próxima semana. Não foi informada data para envio ao Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, a última dose aplicada em menor de 12 anos foi no dia 18 de julho. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda nova remessa.
Além disso, a prefeitura da Capital afirma que a falta de doses também pode atingir o público adulto, pois o estoque atual vence na próxima sexta-feira (18). A informação é confirmada pela SES. A pasta estadual aponta que outros municípios estão recusando receber novas remessas devido ao prazo curto para aplicação.
Confira a nota do Ministério da Saúde:
"O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 7,7 milhões de doses da vacina XBB contra a covid-19 aos estados. Para o estado do Rio Grande do Sul foram enviadas 321 mil doses para adultos e 234 mil doses para crianças. Devido às condições operacionais das vacinas, a distribuição está ocorrendo de forma semanal, conforme capacidade de recebimento e armazenamento da rede de frio dos estados.
No dia 4 de outubro, a pasta recebeu 1,2 milhão de doses, o que permitirá regularizar a vacinação infantil em todo o país. A entrega desses novos lotes está prevista para a próxima semana.
O processo de licitação para a compra de mais doses está em conclusão. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde distribui as doses das vacinas aos estados, que, por sua vez, são responsáveis por repassá-las aos municípios".