Eleição municipal
Sebastião Melo e Maria do Rosário disputarão segundo turno em Porto Alegre
Atual prefeito recebeu 49,72% dos votos válidos, e candidata petista somou 26,28%
Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputarão o segundo turno da eleição pela prefeitura de Porto Alegre.
Melo recebeu 49,72% dos votos válidos, e Maria do Rosário somou 26,28%.
A etapa decisiva do pleito ocorre em 27 de outubro.
Quem é Sebastião Melo
Natural de Piracanjuba, Goiás, Melo é advogado e já foi vereador da Capital, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e vice-prefeito da cidade. Ele assumiu a prefeitura de Porto Alegre em 2020.
Formado em Direito pela Unisinos, Melo começou a carreira como advogado autônomo ainda na década de 1980. Foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do Rio Grande do Sul e secretário e conselheiro da Caixa de Assistência dos Advogados do RS.
Quem é Maria do Rosário
Maria do Rosário é formada em Pedagogia pela UFRGS, mestre em Educação e Violência Infantil e doutora em Ciência Política pela mesma instituição. Atuou, por muitos anos, como professora da rede pública municipal e estadual. Natural de Veranópolis, recebeu o título de Cidadã de Porto Alegre neste ano.
Rosário já foi vereadora, deputada estadual e federal. Em 2010, coordenou o Programa de Governo Federal nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Políticas para as Mulheres. De 2011 a 2014, no primeiro governo de Dilma Rousseff, a professora foi a primeira mulher a ocupar a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.