Bairro Rubem Berta
Torre reconstruída após explosão em condomínio de Porto Alegre deve ser entregue em 8 de novembro
Mais de 10 meses após a ocorrência, 17 famílias seguem fora de casa. Serão feitos ainda testes e vistorias antes de os moradores retornarem
Após a demolição e reconstrução, a entrega da torre de número 10 do Condomínio Alto São Francisco, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, para as famílias afetadas pela explosão deve ocorrer no dia 8 de novembro.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela Construtora Tenda, responsável pela obra.
Antes da entrega, serão feitos testes de estanqueidade e vistorias de entrega com os proprietários e o síndico do condomínio. A ação foi confirmada pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, que monitora o tema e presta atendimento às famílias afetadas pela explosão do dia 4 de janeiro deste ano.
A previsão anterior era de entrega da torre 10 neste sábado (26), mas não se confirmou.
Foi nesta torre que uma explosão causou a morte de uma pessoa e deixou outras oito feridas. Mais de 10 meses após a ocorrência, 17 famílias seguem fora de casa. Outras três retornaram nos últimos dias aos apartamentos em que moram, nas torres 11 e 12, parcialmente atingidas.
Em junho, a Polícia Civil concluiu sem indiciamentos o inquérito sobre a explosão, causada por um vazamento de gás em um dos apartamentos da torre 10.
Os laudos da perícia apontaram que a explosão foi causada por vazamento de gás a partir de um fogão cooktop em um dos 440 apartamentos do condomínio.
O condomínio fica na Rua Inocêncio de Oliveira Alves, próximo à esquina com a Rua João Fázio Amato, no bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital.