Notícias



Na Severo Dullius

Último depósito temporário de entulhos da enchente de Porto Alegre deve ser fechado nesta semana

Cerca de 40 mil toneladas de resíduos retirados da inundação permanecem na Capital. Outros 120 mil foram encaminhados para aterros sanitários

31/10/2024 - 11h34min


Gabriela Plentz
Gabriela Plentz
Enviar E-mail
Laísa Rinaldi / Grupo RBS
Bota-espera da Severo Dullius deve ter atividades encerradas em breve.

O depósito temporário da região da Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre, deve ser fechado até o final desta semana. O terreno é o único dos chamados bota-espera implementados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que segue recebendo resíduos pós-enchente.

Conforme o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a prefeitura está contabilizando a quantidade de entulhos depositada no terreno. A estimativa é que o número gire em torno de 40 mil toneladas. A previsão é lançar, na próxima semana, um edital para contratar a empresa que vai limpar o espaço. 

— Na próxima semana, provavelmente, está sendo publicado o chamamento.  Obviamente que existe o interesse tanto do poder público como da sociedade, mas também o interesse da empresa de limpar o quanto antes. O desejo é que em no máximo 30 dias seja concluída toda essa operação de destinação correta desses resíduos pós-enchente em Porto Alegre — estimou o diretor Hudertmarker.

Se a expectativa for confirmada, todos os resíduos gerados a partir da enchente serão retirados da cidade seis meses após a tragédia. 

Ao todo, o DMLU calcula que recolheu 160 mil toneladas de resíduos das ruas da Capital. Destas, cerca de 120 mil toneladas foram encaminhadas para os aterros em Minas do Leão e Santo Antônio da Patrulha.

Além da Severo Dullius, outros dois terrenos provisórios seguem em processo final de fechamento e limpeza: na Serraria, na Zona Sul, e na Avenida dos Estados, na Zona Norte. O trabalho foi realizado também no espaço do Porto Seco, no Sambódromo, que agora passa por um serviço de cercamento. 

Balanço dos depósitos provisórios na Capital

  1. Sarandi — Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1.201, Severo Dullius: aberto para descartes. Previsão de ser fechado nesta semana.
  2. Serraria — Avenida da Serraria, 2.517: em processo final de limpeza. 
  3. Porto Seco (Sambódromo) — Avenida Élvio Antônio Filipetto: limpo e encerrado, com operação de cercamento em curso.
  4. Anchieta — Avenida dos Estados, 1.763: limpeza finalizada, em processo de fechamento.
  5. Humaitá — Rua Voluntários da Pátria, 1.047: encerrado.
  6. Floresta — Avenida Cairú com a Voluntários da Pátria, 3.635: encerrado.
  7. Centro Histórico — Avenida Loureiro da Silva, 104 (próximo ao aeromóvel): encerrado.
  8. Centro Histórico 2 — Avenida Loureiro da Silva, 678 (terreno da Polícia Federal): encerrado.
  9. Navegantes — Rua Voluntários da Pátria, acesso quatro, 314, próximo a Arena do Grêmio: encerrado.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias