Antecipação
Black Friday 2024: saiba o horário ideal para comprar com mais desconto
Sexta-feira é conhecida como o dia D para a promoção, mas bons descontos podem ser encontrados na véspera ou em dias posteriores
Apesar dos anúncios de descontos da Black Friday 2024 começarem bem antes da data prevista, há quem aguarde mesmo a última sexta-feira de novembro para aproveitar as promoções.
Mas será que existe data ou até horário específico para aproveitar preços melhores daquele produto tão esperado?
A resposta está nos dados compilados pela plataforma Promobit, que avaliou os preços disponibilizados em sites de compra nos últimos três anos durante a Black Friday, em dias anteriores e posteriores.
O levantamento também apontou a média de oferta, porcentagem e volume dos descontos ofertados, segundo publicação do site InfoMoney.
A hora anterior ao início da Black Friday e as duas primeiras horas da sexta são marcadas por alto volume de promoções. Às 23h da quinta-feira foram registradas, em média, 240 ofertas, enquanto na virada da 0h e às 1h aparecem 211 promoções com desconto médio de 36% nos três momentos-chave.
A tarde de sexta nas datas analisadas teve dois picos com maior registro de promoção, com descontos semelhantes. Às 15h, a média foi de 192 promoções com 35% de desconto e às 17h foram 199 ofertas para 34% de desconto.
Com a análise dos últimos eventos, a Promobit aponta que o horário mágico para as compras começa ainda na quinta-feira, às 22h, e se estende até à 1h da sexta-feira. Além da madrugada com alto número de promoções, a tarde de sexta, entre 14h e 19h, traz novo pico de preços mais baixos.
O que é a Cyber Monday
Para quem busca especificamente por produtos eletrônicos ou de informática, a Cyber Monday chega com número de promoções superior as oferecidas durante o fim de semana após a Black Friday. Os picos para a liquidação são às 15h, com 102 ofertas para 41% de desconto, e 19h, com 105 ofertas e preço 33% menor.
Saiba o melhor horário para comprar o produto da sua lista de desejos
- Roupas e calçados femininos: das 14h até às 22h de quinta-feira. As 17h de sexta-feira ocorre novo pico
- Roupas e calçados masculinos: das 13h de quinta-feira até 1h de sexta-feira. Na sexta, o volume de promoções fica alto entre 9h e 21h
- Smartphones: principais promoções aparecem entre 13h de quinta-feira e 1h de sexta. Entre 9h e 18h de sexta, há nova alta no número de ofertas.
- Informática (PCs, notebooks e outros): número alto de ofertas já aparece às 10h de quinta-feira, se estendendo até às 1h de sexta. Entre às 10h e às 18h de sexta o volume aumenta novamente.
- Eletrônicos, áudio e vídeo: boas ofertas entre 10h de quinta até a 1h de sexta-feira. Das 10h às 18h de sexta o número de ofertas volta a aumentar.
- Eletrodomésticos: às 12h de quinta o volume de ofertas aumenta e se estende até 1h de sexta. As promoções desses itens crescem novamente entre 14h e 22h da sexta-feira.
Qual o horário com os maiores descontos
Os descontos podem chegar a 46% na primeira hora de quinta-feira, mas o número de ofertas é, em média, de 45. No mesmo horário do sábado, o desconto pode alcançar 42% para 42 ofertas e no domingo a média é de 71 promoções com 38% de desconto.
Um levantamento feito pelo Itaú Unibanco mostrou que a Black Friday antecipada, com promoções desde o início de novembro impulsionou o consumo no setor de comércio e serviços. Em comparação com 2023, o faturamento das empresas cresceu 27% nos primeiros 15 dias do mês, com destaque para o setor de vestuário e assessórios que tiveram crescimento de 50% e veículos com alta de 43%.