Notícias



Região Metropolitana

Força-tarefa recolhe 150 toneladas de lixo das ruas de Viamão

Empresa responsável realizou operação especial neste domingo após ser notificada pela prefeitura por problemas no serviço

25/11/2024 - 15h04min


Zero Hora
Enviar E-mail
Coleturb / Divulgação
Coleturb afirma que mobilizou 30 servidores e oito caminhões.

A Coleturb, empresa contratada pela prefeitura de Viamão para a coleta de lixo, organizou uma força-tarefa neste domingo (24) para a limpeza do município e recolhimento de resíduos acumulados nas ruas.

A prestadora foi notificada pelo Executivo municipal por problemas no serviço, a partir de reclamações de moradores. Diante disso, a companhia mobilizou equipes para regularizar a coleta.

Segundo a gerente administrativa da empresa, Elisângela Amaral, 30 servidores e oito caminhões foram acionados de forma emergencial para suprir a demanda. Elisangela estima que cerca de 150 toneladas de lixo foram coletadas apenas neste domingo. A operação, que seria encerrada às 20h, foi estendida até a meia-noite.

— Hoje tivemos mais da metade do quadro de funcionários trabalhando, desde a equipe de manutenção, até coletores diaristas. Contamos com 30 dos nossos 50 servidores, que foram reunidos de forma emergencial na sede da empresa em Alvorada — relatou Elisangela.

Apesar de garantir que a limpeza de todo o município seria concluída neste domingo, a empresa admitiu que a quantidade de lixo acumulado era maior do que a projetada. A Coleturb avalia que cerca de 10% do município ainda carece de cobertura. Moradores de áreas mais afetadas, como Águas Claras, afirmam que os caminhões da prestadora não passaram pela região.

Na manhã de segunda-feira (25) a empresa vai divulgar um relatório com o balanço da operação e com um levantamento, apontando o que pode ter causado os problemas verificados nos últimos meses.

No dia 13 de novembro, a prefeitura de Viamão confirmou que o contrato com a Coleturb será desfeito em breve devido ao serviço ineficiente. O Executivo relata que há seis meses registra problemas na coleta de lixo e que estuda alternativas para solucionar a situação.

Produção: Gabriel Dias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias