Notícias



Trabalho voluntário

Porto Alegre tem mais de 300 prefeitos de praças; saiba quais as atribuições e como participar

Projeto da prefeitura começou no segundo semestre de 2021, com o objetivo de engajar a comunidade no auxílio ao cuidado com o bem público. A Praça Álvaro Coelho Borges, no bairro no Menino Deus, foi a primeira a ganhar representante

27/11/2024 - 11h42min


André Malinoski
Enviar E-mail

Função criada para auxiliar o município nos cuidados com o bem público, o prefeito de praça é um cargo exercido por voluntários, que já somam 316 pessoas em atuação na Capital, onde, entre parques e praças, há cerca de 730 logradouros

Entre as atribuições do prefeito de praça, estão preservar os equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção, informar à prefeitura problemas com iluminação pública e pichações, procurar parcerias para a manutenção do espaço e designar secretários (função não remunerada) para auxiliar nas ações. 

Regina Machado exerce a função de gerente dos prefeitos de praça da Capital desde fevereiro de 2022. 

— O prefeito de praça vê uma lâmpada queimada e pede para repor. Vê que quebrou um balanço e encaminha para mim o pedido de conserto — detalha.

O projeto da prefeitura começou no segundo semestre de 2021. A Praça Álvaro Coelho Borges, situada no bairro no Menino Deus, foi a primeira a ganhar essa figura há três anos — representada pela voluntária Rose Machado. Desde então, as nomeações se sucederam para outros espaços. 

— Tem muita gente esperando para ser nomeada, mas como tinha a eleição municipal, a gente não podia fazer eventos. As pessoas querem muito ser prefeitos de praça — compartilha Regina.

Na avaliação da gerente dos prefeitos de praça, a função é desafiadora. Entre os principais problemas percebidos no dia a dia, está o vandalismo.

— A Praça Marquesa de Sevigné (localizada no encontro das ruas Lima e Silva, André da Rocha e Fernando Machado) nem foi entregue e já tivemos de pedir para pintar três vezes por causa das pichações — ilustra. 

Hoje, existe um manual com instruções para a função, e os voluntários têm sido levados para conhecerem espaços importantes de Porto Alegre, como o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). 

— Temos que virar essa chave, mudar essa cultura e fazer com que as pessoas entendam que o público não é do poder público. O público é de todos. O projeto tem o objetivo de fazer com que as pessoas da comunidade tenham o sentimento de pertencimento — detaca Regina.

A praça "mais bonita e colorida da Zona Norte"

A Praça Walter Schultz, na Vila Ipiranga, é um caso bem-sucedido de conservação. Localizada na Rua Mali, o logradouro está sob responsabilidade da prefeita Lisiane Maia Camargo, 44 anos, desde dezembro de 2021. 

Moradora do bairro há cinco anos e com dois filhos (Pedro Antonio, oito anos, e Ana Beatriz, 14), a advogada cansou de ver o local abandonado e decidiu se voluntariar para o cargo. O marido, Cleber Antonio Zanella, 48, a auxilia na tarefa. 

— Na posição de mãe e cidadã, decidi arregaçar as mangas e melhorar o espaço. E hoje é a praça mais bonita e colorida da zona norte, quiçá da cidade — gaba-se.

No começo, foi preciso conscientizar a vizinhança sobre a questão ambiental. Um dos espaços da praça, em frente à Travessa Camerum, era utilizado para descarte irregular de móveis como sofás e geladeiras. Agora, exibe paisagismo, plantas e placas com recados para todos cuidarem da área. 

A praça é toda coberta com grama e há uma quadra de futebol onde as telas, as redes das goleiras e a pintura estão em bom estado. Árvores, inclusive uma grande figueira, proporcionam muita sombra para os frequentadores. 

Equipamentos infantis, como balanços, gangorra e escorregador, também estão em boas condições. A praça tem lixeiras e até um recipiente plástico com papéis disponibilizados para os tutores recolherem as fezes dos cães.

— Revitalizamos toda a parte dos brinquedos, fizemos a jardinagem, colocamos placa com o nome da praça, solicitamos escadarias que não existiam. Trocamos a tela da quadra de esportes e pintamos o jogo da amarelinha no chão — enumera a prefeita da praça.

Outro aspecto que se destaca são os vasos com flores espalhados em alguns cantos e até alojados em cima de uma escada e de uma cadeira. Pneus foram utilizados para servir como base para outras folhagens plantadas na grama. 

A gente não precisa esperar o Estado executar, podemos nos reunir, arregaçar as mangas e fazer em prol do bairro e da cidade

LISIANE MAIA CAMARGO

Prefeita da Praça Walter Schultz, na Vila Ipiranga

Para dar conta do recado, Lisiane criou um grupo no WhatsApp com outros moradores do bairro que auxiliam na compra de tintas. A prefeitura trocou toda a iluminação e efetivou as mudanças solicitadas pela voluntária.

— Como prefeita da Praça Walter Schultz, sinto muito orgulho de participar desse projeto. Mas o importante é o legado que eu deixo para os meus filhos  — reflete Lisiane.

Com o plantio de pessegueiros, mamoeiros e até uma pequena horta, a praça já foi palco de piqueniques, aniversários e até festa de Natal. A banda da Escola de Educação Básica Gomes Carneiro já se apresentou em duas oportunidades no espaço. No dia 7 de dezembro, às 10h, será realizada a festa natalina de 2024. Haverá show, dança e a chegada do Papai Noel. 

Como participar

A escolha do prefeito de praça ocorre dentre os candidatos que demonstrarem interesse mediante inscrição espontânea ou chamamento público promovido pelo Executivo municipal. 

Após o envio da manifestação de interesse por e-mail (confira mais abaixo qual é o endereço) é agendado por parte da diretoria de Parcerias Comunitárias uma visita ao espaço para conhecer o logradouro e a história do postulante ao cargo. 

Se não houver interesse de outra pessoa pelo cargo na mesma praça, a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) procede com a nomeação do interessado para a função. A análise do pedido leva 30 dias.

Quem tiver interesse em se candidatar para ser prefeito de praça pode encaminhar e-mail para apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias