Influência religiosa
Qual é o dia certo para montar a árvore de Natal?
A tradição cristã define o momento certo para montar e desmontar a decoração, marcando o início e o fim das celebrações
O Natal é uma das datas cristãs mais esperadas do ano. Em meados de novembro, ou até mesmo no final de outubro, já é possível avistar casas e estabelecimentos comerciais com a decoração típica para a celebração. Mas, afinal, quando os enfeites natalinos podem ser montados?
Segundo a tradição cristã, a árvore de natal deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento, período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal. A palavra tem origem no latim ad-venio, que significa dizer “vir, chegar”. Esse intervalo do calendário serve como uma contagem regressiva para o Natal. Neste ano, o Advento começa no dia 1º de dezembro.
A celebração litúrgica de origem católica é dividida em partes. Cada domingo que antecede a data comemorativa possui um significado religioso, com orações e leituras bíblicas específicas.
No entanto, em outros locais do mundo, como nos Estados Unidos, a árvore natalina é colocada no Dia de Ação de Graças, que é a última quinta-feira de novembro. Neste ano, será no dia 28.
Quando a tradição permite desmontar a árvore?
Depois das celebrações, a data tradicional de desmontar a árvore é a mesma em todos os anos. Para os cristãos, as decorações de Natal devem ser retiradas no Dia de Reis, que é comemorado todo dia 6 de janeiro. De acordo com a religião, foi nessa data que os três Reis Magos entregaram seus respectivos presentes ao bebê Jesus.