Tutorial
Saiba como se proteger de golpes online na Black Friday
Data é famosa pelos seus grandes descontos, porém é preciso ficar atento às fraudes em compras realizadas pela internet
A última sexta-feira do mês de novembro está chegando. E isso significa diversos descontos na data, que é conhecida como Black Friday. Muitos estabelecimentos já começaram a abaixar os preços desde o início do mês, mas vai ser no dia 29 que os valores estarão valendo mais a pena.
Apesar dos descontos, é preciso estar atento, pois, nesse período, existem muitas fraudes e golpes digitais. Para te ajudar a se proteger, o Tutorial conversou com o diretor do Procon de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo, e com o Ricardo Dastis, sócio da Scunna, empresa de segurança cibernética, que deram algumas dicas.
Confira algumas dicas
Planejamento de compras
/// É importante diferenciar os tipos de enganação que podem ocorrer na Black Friday. Wambert destaca que muitos estabelecimentos comerciais realizam falsas promoções, aumentando o preço dos produtos para, depois, oferecer descontos. Essa prática fere o Código de Direito do Consumidor. A forma de se prevenir é ter paciência e controle, para não realizar as compras por impulso e desconfiar de preços muito abaixo do mercado, com 30% ou 40% de desconto.
— As compras devem ser planejadas. Uma das formas é eleger os produtos que quer comprar e fazer um acompanhamento de pelo menos três meses antes e o movimento do preço desse produto em mais de um fornecedor — explica Wambert.
Pesquisa de reputação
/// Para evitar dificuldades na entrega ou produtos trocados, por exemplo, a dica é pesquisar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui. Muitas vezes, o estabelecimento existe, mas tem problemas na entrega das mercadorias.
Golpes
/// Os golpes digitais estão situados na esfera criminal. É o caso de sites falsos, que muitas vezes simulam plataformas de compras já conhecidas. Para evitar esse tipo de problema, Ricardo Dastis sugere que o consumidor realize a busca do produto desejado no site original, fazendo o caminho contrário da pesquisa. Se você recebeu um link não solicitado, ou acessou a partir de um anúncio, pesquise no Google o nome da loja. Os links oficiais tendem a ser os primeiros sugeridos. Entre no site ou rede social da loja e pesquise a suposta promoção para verificar se ela realmente procede. Agências de checagem
Cuidado no pagamento
/// É muito importante ter cuidado na hora de pagar os produtos da Black Friday. Prefira utilizar cartões de compra única, criados no aplicativo do seu banco. O chamado cartão virtual tem um número diferente do seu cartão físico e pode ser configurado para ser utilizado apenas uma vez. Essa ação pode evitar que golpistas realizem outros tipos de compras com o seu cartão, caso consigam acessar seus dados.
/// Não salve os dados de pagamento e as suas senhas em plataformas de compras.
/// Se a compra for realizada por meio do Pix, preste atenção no valor e no remetente da transação, para ver se as informações são coincidentes com o anúncio do produto.
Como denunciar
/// Para denunciar problemas nas relações de consumo, como falsas promoções e dificuldades na entrega, contate o Procon da sua cidade. Os municípios que não têm Procon próprio são atendidos pelo Procon Estadual.
/// Se você caiu em um golpe relacionado a sites falsos ou clonagem de pagamentos, a denúncia deve ser realizada junto à Polícia Civil de sua cidade.
*Produção: Elisa Heinski e Camila Mendes